NAPNE do campus avançado Quedas divulga ações desenvolvidas
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O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) é um núcleo consultivo, propositivo e de assessoramento, visando promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas no âmbito do IFPR. No campus avançado Quedas do Iguaçu, está vinculado à:
● Seção de Ensino, Pesquisa e Extensão;
● Coordenações de Cursos; e,
● Direção Geral,
No campus, o Napne é constituído por servidores docentes e técnicos administrativos em educação, tendo atualmente oito integrantes. Dentre as ações desenvolvidas nos últimos meses de trabalho podemos destacar:
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Elaboração do formulário de encaminhamento para o NAPNE;
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Reunião de apresentação do núcleo junto aos servidores do campus;
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Documento orientador do NAPNE aos docentes – Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs);
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Roteiro de estudos para estudantes acompanhados pelo NAPNE;
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Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE, a fim de orientações sobre o ano letivo e desempenho escolar;
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Live sobre saúde mental com as psicólogas Joceia Dias dos Santos e Sandra Mara Vieira – “Novo vírus, novas atitudes!” em 10/06/20;
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Contato e encaminhamentos junto aos estudantes que assinalaram alguma vulnerabilidade em relação ao questionário de pesquisa sobre as condições de equipamento e acesso à internet;
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Dicas online para estudo para todos os estudantes do campus, disponibilizadas em rede social oficial;
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Criação da aba “NAPNE” no site do campus e inserção de informações correspondentes;
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Elaboração do Plano de Ações (2020/2021) do Napne;
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Elaboração do vídeo referente ao Setembro Amarelo (“O QUE REPRESENTA A VIDA PARA VOCÊ? VAMOS FALAR SOBRE VIDA?”);
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Publicização, em redes sociais, de materiais produzidos pelo núcleo, servidores e estudantes sobre o Setembro Amarelo;
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Estudo em andamento sobre viabilização para o IFPR do Programa Tutoria de Pares, com reuniões periódicas;
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Pesquisa realizada junto aos servidores sobre as necessidades de capacitação;
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Momento de sensibilização concernente às pessoas com deficiência durante o V SEPIEX, bem como viabilização de tradutores e intérpretes de libras durante as palestras do evento;
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Formação com as professoras Francieli Groli e Telma Gregolin sobre “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual”, em 25/11/20.
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Reunião de acolhida aos novos professores, explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
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Oficina com os professores Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem e Cleverton Vicentini – “Adaptação de atividades e avaliações”, em 24/02/21;
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Elaboração de lista de equipamentos/materiais para processo de compra para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
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Planejamento da Sala de Recursos Multifuncional do campus.
Dessa forma, mesmo com a instituição em atividades remotas, identifica-se um trabalho de forma contínua, que busca envolver servidores, famílias e estudantes acompanhados pelo núcleo. Ainda há ações planejadas para a sequência do trabalho, que estão previstas para o decorrer do ano.