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NAPNE do campus avançado Quedas divulga ações desenvolvidas durante o ano letivo de 2022

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O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) é um núcleo consultivo, propositivo e de assessoramento, visando promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas no âmbito do IFPR. No campus avançado Quedas do Iguaçu está vinculado à:

● Seção de Ensino, Pesquisa e Extensão

● Coordenações de Cursos

● Direção Geral

No campus, o Napne é constituído por servidores docentes e técnicos administrativos em educação, tendo atualmente doze integrantes. Dentre as ações desenvolvidas durante o ano letivo de 2022, podemos destacar:

  • Reuniões mensais do núcleo;
  • Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
  • Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
  • Aplicação do questionário do NAPNE, no ato de matrícula, aos estudantes ingressantes, bem como apresentação de dados aos servidores do campus;
  • Elaboração de vídeo do NAPNE a fim de apresentação aos novos estudantes e em reunião de responsáveis de abertura do ano letivo 2022;
  • Palestra com o psicólogo Cleiton Carnin, que trabalhou a temática “Saúde mental e depressão”,  realizada no dia 03/02/22;
  • Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o transtorno “Borderline”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
  • Encaminhamento, junto ao colegiado de curso, sobre orientações quanto ao trabalho pedagógico em relação aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Participação do NAPNE na  5ª Mostra de Científica e Cultural  (dias 13, 14 e 15/06), com espaço para visitação e explicação do trabalho realizado;
  • Formação para servidores com a psicóloga Suelen Borsoi, com a temática “Ansiedade e depressão na adolescência: os impactos na aprendizagem”, realizada em 22/06/22;
  • Reunião com a direção e equipe pedagógica da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu em 18/08/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão;
  • Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
  • Reunião de acolhida com as novas professoras Vivian (Biologia) e Jaqueline (Educação Especial), explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
  • Reunião com todos os responsáveis e estudantes acompanhados pelo núcleo para apresentação da professora de Educação Especial, Jaqueline, assim como sobre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado;
  • Elaboração de vídeo e artes para divulgação do NAPNE e cotas de inclusão para o processo seletivo 2022/2023, a fim de ingresso de novos estudantes na instituição;  
  • Reunião com a coordenação e equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Quedas do Iguaçu) em 01/09/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão, além de conhecimento do trabalho realizado pelo CAPS do município;
  • Organização e realização de ação de extensão com grupo de estudantes e professoras da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu, a partir da visita da instituição ao campus para conhecimento de alguns projetos desenvolvidos e trabalho desenvolvido pelo NAPNE do campus (visitas em 14/09,  23/09 e 24/10);
  • Confecção de material sobre o núcleo (faixas) para o Desfile de 7 de setembro, além de decoração de ambientes do campus com mural, cartazes e origamis;
  • Organização de rodas de conversas mensais, com responsabilidade da psicóloga Ana Paula, sobre temas referentes à saúde mental;
  • Palestra para servidores e estudantes com profissionais do CAPS  (Centro de Atenção Psicossocial) com sensibilização sobre o Setembro Amarelo e a valorização da vida, além de apresentação do CAPS, seu funcionamento, equipe e trabalho realizado, ocorrido em 22/09/22.
  • Formação para servidores e profissionais da APAE com a psicóloga Jaqueline de Oliveira sobre “Transtorno do espectro autista (TEA) na adolescência”, no dia 09/11/22;
  • Revisão do questionário a ser aplicado aos responsáveis e estudantes ingressantes no ato da matrícula;
  • Publicação e apresentação via banner de resumo “Inclusão: uma vivência necessária” no evento “VI SEPIE²X – Seminário de Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão” do IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu;
  • Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao ano letivo de 2022.

O núcleo vem trabalhando continuamente para que a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas possa ocorrer da forma adequada, atendendo as particularidades de cada sujeito. Para 2023, o trabalho tem sequência com a continuidade de determinadas ações e a proposição de novas atividades.