NAPNE do campus avançado Quedas divulga ações desenvolvidas durante o ano letivo de 2022
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O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) é um núcleo consultivo, propositivo e de assessoramento, visando promover e estimular a criação da cultura da educação para a convivência, respeito às diferenças e, principalmente, minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, de atitude e tecnológicas no âmbito do IFPR. No campus avançado Quedas do Iguaçu está vinculado à:
● Seção de Ensino, Pesquisa e Extensão
● Coordenações de Cursos
● Direção Geral
No campus, o Napne é constituído por servidores docentes e técnicos administrativos em educação, tendo atualmente doze integrantes. Dentre as ações desenvolvidas durante o ano letivo de 2022, podemos destacar:
- Reuniões mensais do núcleo;
- Contato permanente com as famílias e estudantes acompanhados pelo NAPNE;
- Encaminhamento de estudantes para acompanhamento psicológico;
- Aplicação do questionário do NAPNE, no ato de matrícula, aos estudantes ingressantes, bem como apresentação de dados aos servidores do campus;
- Elaboração de vídeo do NAPNE a fim de apresentação aos novos estudantes e em reunião de responsáveis de abertura do ano letivo 2022;
- Palestra com o psicólogo Cleiton Carnin, que trabalhou a temática “Saúde mental e depressão”, realizada no dia 03/02/22;
- Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o transtorno “Borderline”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
- Encaminhamento, junto ao colegiado de curso, sobre orientações quanto ao trabalho pedagógico em relação aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
- Participação do NAPNE na 5ª Mostra de Científica e Cultural (dias 13, 14 e 15/06), com espaço para visitação e explicação do trabalho realizado;
- Formação para servidores com a psicóloga Suelen Borsoi, com a temática “Ansiedade e depressão na adolescência: os impactos na aprendizagem”, realizada em 22/06/22;
- Reunião com a direção e equipe pedagógica da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu em 18/08/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão;
- Apresentação em reunião aos servidores do campus, por parte de estudo dos membros do NAPNE, sobre o “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”, bem como divulgação de artes em redes sociais e publicação de texto informativo no site do campus;
- Reunião de acolhida com as novas professoras Vivian (Biologia) e Jaqueline (Educação Especial), explicando o funcionamento do núcleo e as necessidades dos estudantes acompanhados;
- Reunião com todos os responsáveis e estudantes acompanhados pelo núcleo para apresentação da professora de Educação Especial, Jaqueline, assim como sobre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado;
- Elaboração de vídeo e artes para divulgação do NAPNE e cotas de inclusão para o processo seletivo 2022/2023, a fim de ingresso de novos estudantes na instituição;
- Reunião com a coordenação e equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Quedas do Iguaçu) em 01/09/22, com estabelecimento de parceria para a realização de ações de extensão, além de conhecimento do trabalho realizado pelo CAPS do município;
- Organização e realização de ação de extensão com grupo de estudantes e professoras da Escola Elvira Andreghetto Severgnini – APAE – Quedas do Iguaçu, a partir da visita da instituição ao campus para conhecimento de alguns projetos desenvolvidos e trabalho desenvolvido pelo NAPNE do campus (visitas em 14/09, 23/09 e 24/10);
- Confecção de material sobre o núcleo (faixas) para o Desfile de 7 de setembro, além de decoração de ambientes do campus com mural, cartazes e origamis;
- Organização de rodas de conversas mensais, com responsabilidade da psicóloga Ana Paula, sobre temas referentes à saúde mental;
- Palestra para servidores e estudantes com profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com sensibilização sobre o Setembro Amarelo e a valorização da vida, além de apresentação do CAPS, seu funcionamento, equipe e trabalho realizado, ocorrido em 22/09/22.
- Formação para servidores e profissionais da APAE com a psicóloga Jaqueline de Oliveira sobre “Transtorno do espectro autista (TEA) na adolescência”, no dia 09/11/22;
- Revisão do questionário a ser aplicado aos responsáveis e estudantes ingressantes no ato da matrícula;
- Publicação e apresentação via banner de resumo “Inclusão: uma vivência necessária” no evento “VI SEPIE²X – Seminário de Pesquisa, Inovação, Ensino e Extensão” do IFPR – Campus Avançado Quedas do Iguaçu;
- Divulgação das ações do núcleo correspondentes ao ano letivo de 2022.
O núcleo vem trabalhando continuamente para que a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas possa ocorrer da forma adequada, atendendo as particularidades de cada sujeito. Para 2023, o trabalho tem sequência com a continuidade de determinadas ações e a proposição de novas atividades.