Projetos de Extensão Trilha Ecológica e Produção de Mudas Ornamentais proporcionam aprendizado além da sala de aula – Campus Quedas do Iguaçu

A participação dos alunos do Curso Técnico em Informática nos Projetos de extensão Trilha Ecológica e Produção de Mudas Ornamentais no Campus Avançado Quedas do Iguaçu proporciona aprendizado além da sala de aula e reafirma o compromisso do IFPR com o  processo educativo, cultural e científico.

Nesta terça-feira, dia 17 de maio, os alunos do Curso Técnico em Informática, colaboradores do Projeto de Extensão “Trilha Ecológica” e “Coleções Biológicas”, realizaram uma oficina sobre as “Montagem, organização e conservação de Insetário”.

O Projeto que teve início em 2016, com a construção da Trilha Ecológica na área do campus, tem como objetivo promover o ensino e a conscientização da comunidade quanto a importância da preservação da natureza através da construção e da visitação da trilha ecológica e das coleções biológicas.

A oficina realizada pelos alunos que fizeram parte do projeto ano passado teve como propósito a multiplicação do conhecimento adquirido para os novos alunos ingressos no ano 2017.

De acordo com o aluno Gustavo Vier, um dos organizadores da oficina, orientado pelo Prof. de Biologia Flávio Endrigo Cechim, as coleções biológicas permitem aumentar o conhecimento sobre as espécies que vivem no entorno do campus e da trilha ecológica, possibilitando ainda o estudo morfológico dos animais e sua montagem, para que sejam expostos da maneira mais natural possível. “O estudo morfológico dos animais pode permitir, por exemplo, o controle das pragas que afetam plantações, pois através das coleções biológicas se tem informações sobre as espécies que habitam determinado local. Pode-se portanto afirmar que tais coleções têm uma grande relevância para a economia do país.”

Projeto de Extensão: Produção de Mudas destinadas a doação.

Outro projeto que se destaca este ano, o Projeto de Produção de Mudas, que tem como objetivo a produção de mudas de algumas espécies para doação à comunidade em eventos futuros do IFPR, que promovam a sustentabilidade, qualidade de vida e gestão ambiental. Além disso, o projeto contribui para a formação de um ambiente propício para a educação ambiental, utilizando a reutilização de materiais para a construção da estufa e plantio das mudas, como latas, garrafas pets e outros recipientes descartáveis.

Os alunos colaboradores do projeto realizaram a semeadura da espécie Crotalaria juncea, a qual ficou famosa devido a sua utilização no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chicungunha e Zika. A espécie é atrativa para algumas espécies de mariposas que ser alimentam das larvas do mosquito, desta forma auxiliando no controle populacional do mesmo. Estas mudas serão destinadas a comunidade de Quedas do Iguaçu, para que desta forma a população auxilie no combate do mosquito.

A aluna Gislaine Bueno da Rosa, colaboradora do projeto, que inciou os estudos no IFPR este ano, considera a importância do projeto para seu aprendizado, “…com o aprendizado adquirido no projeto, também poderei auxiliar minha família e meu pai, com as atividades desenvolvidas no plantio e na agricultura”.

Este projeto está em desenvolvimento sob a orientação do Professor Flávio em parceria com o Professor Carbone de matemática. Atualmente os trabalhos estão voltados para a construção do projeto da estufa e a semeadura de algumas espécies e a propagação vegetativa (estaquia) com a colaboração maciça dos alunos. A estrutura da estufa será utilizada para produzir as mudas, para a realização de curso a comunidade interna e externa e para pesquisas científicas, envolvendo os alunos do IFPR – Quedas do Iguaçu.

O IFPR Campus Quedas do Iguaçu agradece aos servidores apoiadores do projeto e aos parceiros ARAUPEL S/A e  ENGIE BRASIL ENERGIA S.A.