Engenheira Aeronáutica destacou, em palestra, importância da igualdade em áreas de pesquisa em que mulheres ainda são raras

Uma das inovações da sétima edição do Se²pin foi trazer palestrantes internacionais para o evento. Os portugueses Jorge Miguel dos Reis Silva e Maria Emilia Baltazar ministraram palestras sobre transportes. Ambos são pesquisadores do Núcleo de Investigação de Transportes (NIT) e estão atrelados à Universidade da Beira Interior. Mas a palestra de Maria Emilia trouxe também a experiência de uma pesquisadora que atua em uma área dominada por homens.

Silva trouxe a palestra “URBLOG: O Dirigível como plataforma aérea multifuncional”, em que relatou detalhadamente e em uma perspectiva técnica, tecnológica e de inovação, o processo de criação um protótipo de dirigível para o transporte de cargas e pessoas. Ele destacou que o cenário é favorável para sua temática de pesquisa, considerando o aumento da urbanização e do congestionamento de redes de transportes terrestres, assim como a maior demanda mundial por uma melhor oferta de serviços de transportes com maior confiabilidade, velocidade, conectividade (de forma contínua) e respeitando o desenvolvimento sustentável.

Já a doutoranda Maria Emília Baltazar, formada em engenharia aeronáutica,  ministrou a palestra “Pesquisa e Inovação no Núcleo de Investigação em Transportes da UBI”, em que faz um relato de experiência sobre ser uma pesquisadora na área de transporte aéreo em Portugal. Aproveitando a temática do evento, Maria Emília enfatizou “Não se deixem enganar moças, se vocês tem um sonho, lutem por ele, escolha-o. A igualdade não devia ser algo que tivéssemos que pedir, devia ser um direito adquirido. E cabe a nós mulheres mostrar e muitas vezes, com um esforço muito maior, que somos tão capazes como qualquer homem. E com um diferencial, além de termos a nossa profissão, somos mães e esposas, temos uma perspectiva multifuncional em nosso trajeto. Portanto, não é um trajeto fácil ou amigável, especialmente nessas áreas que são muito masculinizadas”.