IFPR avança na consolidação de parceria com Secretaria de Meio Ambiente de Toledo – Centro de Referência IFPR/Biopark

EXTENSÃO

Após a transferência da abelha Tubuna do ninho isca para a caixa racional, o enxame sofreu ataque de seu predador natural, forídeo. Trata-se de um pequeno e ágil mosquito que invade as colônias e utiliza da alimentação produzida pelas abelhas para realizar a postura de seus ovos, que ao eclodirem, comem todo alimento disponível dentro da colmeia. Mantendo a caixa fechada de segunda-feira 17h até quinta-feira 13h30, o enxame que é populoso, conseguiu controlar a infestação e está saudável. Aproveitando a presença da equipe do projeto Quintais de Mel do IFPR, as profissionais da Secretaria de Meio Ambiente conduziram um passeio exploratório no horto, onde foi possível localizar um enxame de Arapuá e outro de Tubuna, ambos instalados nas árvores locais.

Com o término dos trabalhos técnicos, em reunião, deliberações foram feitas pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Assis Chateaubriand, Tania Helena Neunfeld, juntamente com as profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Queli Ferreira Cardoso Borges e Luciana Holderbaum de Azevedo. Por meio dos processos formais e documentais, uma parceria será firmada entre as instituições com propósito de avançar com a construção de um meliponário para visitação pública no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Sob orientação do professor Eduardo Alberto Felippsen, os estudantes do projeto iniciarão a confecção de ninhos isca para instalação no Parque Ecológico, e todas as abelhas que se instalarem nesses ninhos serão transferidas para caixas racionais que comporão o meliponário local. Também será organizado um programa de formação para monitores do Parque Ambiental, para que ao conduzir os visitantes pela trilha estejam habilitados a apresentar o meliponário ao público.

Por fim, foi ventilada a possibilidade de contar com o apoio de parte do público do Parque Ambiental que vem das escolas municipais, como validadores dos protótipos educacionais para ensino de educação ambiental que estão em desenvolvimento pelos estudantes do IFPR sob orientação do professor Eduardo Alberto Felippsen. O primeiro protótipo é um aplicativo para celulares e tablets Android que utiliza a metodologia da gamificação para engajar os estudantes em uma trilha virtual que promoverá uma formação inicial sobre abelhas sem ferrão. Este aplicativo terá como público os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e seus professores. Destaca-se que todas as crianças e professores já possuem tablets fornecidos gratuitamente pela prefeitura de Toledo, os quais são compatíveis com a tecnologia em desenvolvimento. O segundo protótipo trata-se de uma mesa digital de interação tangível, a qual promoverá a Educação Ambiental por meio das abelhas sem ferrão. A mesa contará com o desenho de uma trilha impressa a qual terá um tema ligado com as abelhas sem ferrão para cada estação. À medida que o jogador pega uma abelha em resina e a posiciona em uma das estações da trilha desenhada na mesa, um circuito eletrônico é acionado e ativa um conteúdo em música, vídeo, voz ou interação com a câmera de um notebook integrado ao protótipo.

Conheça mais sobre o projeto Quintal de Mel do IFPR em www.quintaisdemel.com

Tania Neunfeld, Luciana Azevedo, Lilian Borges, Nathaly Demetrio, Eduardo Felippsen, Tainá Dreissig e Giovanna Reis