IFPR desenvolve Educação Ambiental por Meio das Abelhas sem Ferrão e leva a meliponicultura para o Horto Municipal de Toledo – Centro de Referência IFPR/Biopark

EXTENSÃO

Realizou-se na tarde do dia 08 de maio de 2023 o terceiro módulo do curso “Educação Ambiental por meio das abelhas sem ferrão”. A iniciativa faz parte das ações do projeto de extensão Quintais de Mel, coordenado pelos servidores Eduardo Alberto Felippsen e Tania Helena Neunfeld e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Meio Ambiente do município de Toledo. Nesta terceira etapa de formação, os coordenadores do projeto juntamente com quatro discentes voluntários do curso integrado de Informática para internet do Centro de Referência IFPR Toledo/Biopark estiveram no Parque Ecológico Diva Paim Barth em Toledo juntamente com servidores da educação e do meio ambiente do município.

Como parte da programação foi realizado a transferência da espécie Tubuna (Scaptotrigona bipunctata) de uma isca para caixa racional, degustação de méis, produção de alimentação artificial e apresentação de protótipos educacionais para educação ambiental com abelhas sem ferrão, os quais estão em desenvolvimento por estudantes do ensino médio do IFPR.

Vale destacar que esta ação atendeu 11 escolas do interior do município de Toledo que receberam informações para o correto manejo de espécies de abelhas sem ferrão. As ações do projeto seguirão com orientações, manejo e monitoramento das espécies, projetando-se futuramente a inserção de novas espécies neste e outros locais, o que enriquecerá a visitação no Horto Municipal que é atualmente feita de forma agendada e guiada e está disponível à toda a população.

Esta ação e demais atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo site (www.quintaisdemel.com) e pelas redes sociais pelo perfil @quintaisdemel_assis.