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Trilha, abelhas e aventuras! #IFPR-Biopark

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Após a formação teórico-prática do último dia 9, os estudantes do Centro de Referência IFPR – Biopark participantes do Projeto de Extensão Quintais de Mel tiveram outra etapa de sua formação. No dia 13/12/22, em uma área de mata preservada no Biopark com cerca de 70 mil m², os estudantes puderam percorrer uma trilha e identificar ninhos naturais de abelhas sem ferrão e de Apis Melífera.

Uma das espécies que foi possível identificar no ninho foi a abelha sem ferrão Jataí, a qual está instalada em uma árvore a poucos metros da trilha presente na área de reserva. Também foi possível identificar uma abelha Mirim que foi atraída para um pacote de suspiro que estava na bolsa de um dos estudantes, porém não localizamos seu ninho. E em uma copa de árvore bem ao alto, foi avistado um ninho de abelha Arapuá.

Uma vez que a trilha foi explorada, os estudantes alojaram ninhos iscas para captura de abelhas sem ferrão nas árvores. A expectativa é que caso haja captura, esses enxames passem a integrar o caminho da trilha para que os visitantes possam ver os enxames também por dentro, por meio de caixas de criação racionais e caixas didáticas.

O estudo de campo foi realizado com apoio da Técnica de Assuntos Educacionais Aline Lariza Glaeser Zilio Piletti e do Analista Ambiental Bruno Hang. Bruno é o responsável por projetos de Educação Ambiental no Biopark. Bruno também monitora o uso da área de preservação. Com seu apoio, cada isca teve sua localização registrada com um GPS de precisão de 5 metros. Em fevereiro, com o retorno das atividades educacionais, as iscas serão verificadas. A expectativa dos membros do projeto é que algumas iscas tenham captura e outras não. Haverá ainda aquelas que serão saqueadas por animais locais como quatis.

Além de integrarem o Projeto de Extensão Quinais de Mel, os estudantes abaixo nominados que estão no primeiro ano do curso, já estão desenvolvendo seus Projetos Integradores, os quais devem ser concluídos no terceiro ano do curso. Dentre as possibilidades de desenvolvimento ventiladas nos grupos, estão: um aplicativo para educação ambiental, um insetário interativo e um sistema de monitoramento de iscas, o qual identificará se há captura de abelha, aranha ou formiga dos ninhos-iscas instalados.

Por fim, os estudantes manifestaram grande satisfação ao mencionar essas aulas práticas em ambiente natural: “Foi muito especial e com certeza ajudou bastante na aprendizagem além que descontrair”, “Vou lembrar bastante desse dia, e a aula prática em campo ajuda bastante pois algumas dúvidas só surjem na hora, além de nos tomarmos mais conhecimento sobre o habitat natural das abelhas”, “tenho certeza que isso vai servir de muito aprendizado daqui pra frente, foi tudo incrível e deixou o dia mais leve”, “Eu adoro muito quando a gente faz essas aulas mais práticas, espero que continue. Eu adoro a companhia de vocês e aguardo vocês ano que vem para mais dessas aventuras que a gente vai encontrar”, “Eu gostei muito de hoje, passar esse momento com vocês, nos divertindo e aprendendo”.

Veja aqui o vídeo da instalação das iscas. Descendo a barra de rolagem, temos as fotos.

Quer acompanhar as atividades dos estudantes no Centro de Referência IFPR Biopark? Siga nosso Instagram @ifprbiopark. Em breve anunciaremos visitações na trilha.

Estudantes: Clara Camily Joner Heck, Giovanna Formaio Reis, Luiz Henrique Zavatini Feltrin, Nathaly Gabrieli Goergen Demetrio e Taina Leandra Dreissig