Publicado em
Com o intuito de coletar dados para compor suas pesquisas em andamento, os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizaram, na última terça-feira (10), uma aula de campo em que visitaram o Acervo Histórico e Documental e o Museu, na Estação do município de União da Vitória, além de alguns pontos turísticos nos arredores.
A aula prática fez parte da segunda etapa do projeto piloto intitulado Oficina Integradora, que tem como objetivo levar os estudantes a relacionar a teoria vista em sala de aula à vida prática da comunidade e aos arranjos históricos e socioeconômicos locais; além de vivenciar todas as etapas de uma pesquisa: embasamento teórico; levantamento de dados por meio de aulas de campo e visitas a locais relevantes relacionados ao tema escolhido; e análise e apresentação dos resultados para a comunidade.
Neste ano de 2024, o tema escolhido pelos professores que executam a Oficina Integradora foi Enchentes no município de União da Vitória, dentro do qual cada equipe 一 orientados por professores de Biologia, Filosofia, Informática, Língua Portuguesa e Matemática 一 definiu o recorte do título de sua pesquisa.
Durante a atividade, os estudantes assistiram uma exposição sobre o trabalho realizado no acervo pelo pesquisador e professor de história do campus, Vitor Gregório, que conduziu os alunos nos espaços visitados.
Para a estudante Mariana Vigano, a aula de campo foi uma ótima oportunidade para conhecer o histórico das enchentes que afetam o Vale do Iguaçu.
“Com a visita, tivemos a oportunidade de conhecer muito da história de União da Vitória, o que acrescentou demais ao nosso projeto integrador. Foi uma tarde divertida e também muito útil ao nosso conhecimento”, declarou Vigano.
Já para o aluno João Raimundo Neto, a aula mostrou a importância em investir em organizações que preservam a história local, como o Acervo Municipal, a Biblioteca e o museu.