Oficina de Pêssankas é realizada pelo NAC do Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

NAC

Oficina de Pêssankas é realizada pelo NAC do Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!
Turma do período da tarde da Oficina de Pêssankas

Com o objetivo de promover, divulgar e valorizar a  riqueza cultural e artística ucraniana, presente na região do Vale do Iguaçu, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus União da Vitória, realizou, nos dias 06 e 13 de março, a Oficina de Pêssankas, que foi ministrada pela artesã e professora, Madalena Diduch.

O evento, aberto à comunidade e aos servidores e alunos do campus, teve boa adesão nas duas turmas ofertadas, no período da tarde e da noite. 

Segundo a coordenadora do NAC e professora de arte do campus, Gicielen Vicente, a oficina foi enriquecedora e terapêutica, visto que resgatou a história das pêssankas e da tradição da páscoa ucraniana, a simbologia das cores, os grafismos presentes nessa cultura, e contou com a técnica milenar de pintura em ovo de galinha, exigindo concentração e constância. 

“O desenvolvimento da ação só foi possível graças ao apoio e colaboração por meio dos materiais do professor, dançarino e amante da cultura ucraniana, Marcos Aurélio Balaban e da empresa Breyer Produtos das Abelhas”, complementa a professora.

Os alunos que participaram da oficina avaliaram o evento de forma positiva, enaltecendo tanto a temática quanto a pedagogia da professora, que conseguiu transmitir o conhecimento de forma simplificada e divertida.

“Acredito que foi uma experiência única, pois esperava a muito tempo fazer um curso como esse, já que venho de família tradicionalmente ucraniana e nunca tive uma oportunidade dessas”, declarou a estudante do nono período de Agronomia, Bruna Szeremeta.

Além de Bruna, a professora de história da unidade, Vanessa Chucailo, também é de origem ucraniana e conta que participou da oficina pois sempre teve o desejo de aprender a técnica.

“A imersão no mundo das pêssankas foi importante para resgatar o contato com a cultura ucraniana local, uma vez que sou descendente de uma família ucraniana e nunca  tive oportunidade de aprender esta arte até então”, relatou Vanessa.  

O NAC já possui previsão de novas oficinas para o ano de 2024, com temas diversificados e algumas abertas ao público externo.

Topo