Professores do curso de Agronomia do Campus União da Vitória participam do Anuário Hortifrúti 2024 – Campus União da Vitória

agronomia

O curso de Bacharelado em Agronomia do Campus União da Vitória colaborou, por meio de alguns dos professores do colegiado, da edição 2024 do Anuário Hortifrúti da Revista Campo e Negócios. Na publicação, os professores realizaram a análise técnica das culturas do brócolis, pêssego e repolho.

O Anuário HF é uma publicação anual, de circulação nacional, que engloba as principais hortaliças e frutas produzidas no Brasil e em que são discutidos aspectos individuais para cada cultura, como produção, balanço e perspectivas do mercado, além de estratégias para agregação de valor.

As culturas apresentadas (brócolis, pêssego e repolho) são importantes para a economia do Estado do Paraná e demais Estados da Região Sul do Brasil, apresentando relevância econômica e social, tendo em vista a forte participação de agricultores familiares.

Conforme informações da publicação, para a cultura do brócolis, destacam-se a região Sudeste e Sul, com 54,83% e 38,22% da produção nacional, respectivamente. O Estado do Paraná está entre os 5 maiores produtores nacionais de brócolis, com produção estimada em cerca de 18.726 toneladas anuais. A produção de brócolis, dentre as hortaliças, é um dos mercados que mais tem crescido nos últimos anos.

De acordo com o texto, para o pêssego, a produção nacional é superior a 200 mil toneladas em uma área superior a 15 mil hectares. Destaca-se a produção feita na Região Sul do Brasil, devido às condições edafoclimáticas propícias para o desenvolvimento da cultura. Em relação aos últimos 10 anos, a produção de pêssego tem avançado devido a adoção de melhores técnicas de manejo e novas cultivares ofertadas ao mercado, o que fortalece a cadeia produtiva desta fruta.

Já para a cultura do repolho, a produção nacional está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, com área plantada de 26.667 ha. No Brasil, existem cerca de 38 mil unidades produtoras de repolho, as quais produziram cerca de 467 mil toneladas anuais. Os Estados da Região Sul contemplam cerca de 148 mil toneladas desta produção. O Paraná é o segundo maior Estado produtor, sendo responsável por cerca de 65 mil toneladas do repolho consumido pelos brasileiros.

Segundo o professor de agronomia da unidade e um dos responsáveis pela análise técnica, Carlos Antônio dos Santos, a divulgação do Anuário HF é importante para os estudantes do campus e demais estudantes de agronomia de todo Brasil, pois configura um material técnico complementar aos conteúdos trabalhados nas disciplinas.

“A partir da publicação, os estudantes poderão compreender o papel destas culturas para a economia regional, bem como os espaços para crescimento e gargalos nas cadeias produtivas destas frutas e hortaliças”, destacou o professor.

Os textos completos estão disponíveis para leitura no link.