Publicado em
Nos primeiros dias de setembro, a equipe da Diretoria de Administração (DA/Proad) do IFPR assinou os contratos com as quatro empresas responsáveis por fornecer o serviço de locação da frota de veículos de passeio que atenderá às demandas institucionais do IFPR e o serviço eventual de transporte de passageiros em veículos coletivos (vans, micro-ônibus e ônibus) para a reitoria e os câmpus da instituição. O serviço será destinado ao transporte de servidores a serviço do IFPR e de docentes e estudantes no desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Basicamente, a gestão terceirizada da frota do IFPR consistrá em repassar ao fornecedor do serviço custos como a compra de veículos; emplacamento e licenciamento; contratação de seguros; manutenção e a negociação e venda de veículos usados. De acordo com o Diretor de Administração da Proad, Carlos Eduardo Fonini Zanata, as frotas de automóveis, assim como serviços de fornecimento de água, luz ou telefone, são cada vez mais vistas como um insumo básico, a ser pago apenas conforme o uso. “Mais do que tentar utilizá-las de forma estratégica, o imperativo é contar com o apoio especializado de empresas locadoras concentradas na busca de redução de custos e riscos, para gerenciá-las”, explica.
Estima-se que a terceirização da frota do IFPR acarretará na redução dos custos envolvidos na gestão de frota própria a médio e longo prazo, além de proporcionar maior qualidade e eficiência nos atendimento de transportes a comunidade do IFPR. “Antes, não conseguíamos atender certas demandas devido a falta de veículos ou motoristas disponíveis. Atendimentos em finais de semana e feriados também eram restritos devido a problemas contratuais”, exemplifica Zanata. Com a nova contratação, a meta é atender cem por cento das solicitações de transporte efetuadas.