Campus Curitiba realiza Aula Inaugural com debate sobre Planejamento Urbano
Publicado em
Depois de 25 dias sem aulas, em virtude da suspensão causada pela Gripe A, os estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) retomaram as atividades nesta segunda-feira, 24. A Aula inaugural contou com uma palestra sobre Planejamento Urbano, ministrada pelo Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver de Almeida.
Almeida expôs os principais aspectos que levaram à criação do IPPUC em 1962 e palestrou sobre projetos futuros, como o Metrô, Projeto Novo Centro, criação de cliclovias e do Tecnoparque. “A questão do trânsito de pessoas será prioridade. Temos hoje o maior índice de motorização do Brasil com mais de 1 milhão de veículos em trânsito. Queremos todos os atores na rua”, destaca.
O presidente afirmou também que além dos pedestres os ciclistas serão priorizados. “Ampliaremos o número de cilclovias de 120 Km para 400 Km e temos um projeto futuro em que a Prefeitura prestará um serviço de aluguel de bicicletas”, afirma. O palestrante falou ainda sobre o Tecnoparque – um setor especial com concentração de ativos tecnológicos – e as mudanças em virtude de Curitiba ser Cidade Sede da Copa 2014.
“A principal intervenção será o metrô, que é um projeto necessário e independente da Copa”, afirma. Almeida explicou que para a concretização do projeto serão investidos 2,5 bilhões de reais. “Se tivermos todo o dinheiro à disposição o metrô ficará pronto até 2014”, explica. Segundo o presidente do IPPUC a Prefeitura Municipal não tem condições de arcar sozinha com o projeto e aguarda liberação de verba do Governo Federal.
.
Calouros
Na ocasião foram recepcionados os novos estudantes dos Cursos Técnicos de Transações Imobiliárias e Massoterapia. O reitor do Instituto, Alipio Leal, deu boas vindas aos alunos, explicou sobre a criação do IFPR, e destacou a importância de uma boa conduta profissional. “Vocês estão iniciando hoje uma longa caminhada. Lembrem-se sempre que o essencial na área de vocês é agir com ética, fazer amigos e conquistar a confiança dos clientes”, completou.
Estiveram presentes na palestra o Pró-Reitor de Administração e Infra-estrutura, Paulo Yamamoto, o Pró-Reitor de Orçamento, Planejamento e Finanças, Carlos Ávila, o coordenador do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, Claudir Schmidlin , a coordenadora do Curso Técnico em Massoterapia, Izolete Bajerski, o coordenador de Educação a Distância, José Carlos Ciccarino e o Diretor Administrativo e Financeiro do Campus Curitiba, Celso Buiar.