Publicado em
Depois de 25 dias sem aulas, em virtude da suspensão causada pela Gripe A, os estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) retomaram as atividades nesta segunda-feira, 24. A Aula inaugural contou com uma palestra sobre Planejamento Urbano, ministrada pelo Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Cléver de Almeida.
Almeida expôs os principais aspectos que levaram à criação do IPPUC em 1962 e palestrou sobre projetos futuros, como o Metrô, Projeto Novo Centro, criação de cliclovias e do Tecnoparque. “A questão do trânsito de pessoas será prioridade. Temos hoje o maior índice de motorização do Brasil com mais de 1 milhão de veículos em trânsito. Queremos todos os atores na rua”, destaca.
O presidente afirmou também que além dos pedestres os ciclistas serão priorizados. “Ampliaremos o número de cilclovias de 120 Km para 400 Km e temos um projeto futuro em que a Prefeitura prestará um serviço de aluguel de bicicletas”, afirma. O palestrante falou ainda sobre o Tecnoparque – um setor especial com concentração de ativos tecnológicos – e as mudanças em virtude de Curitiba ser Cidade Sede da Copa 2014.
“A principal intervenção será o metrô, que é um projeto necessário e independente da Copa”, afirma. Almeida explicou que para a concretização do projeto serão investidos 2,5 bilhões de reais. “Se tivermos todo o dinheiro à disposição o metrô ficará pronto até 2014”, explica. Segundo o presidente do IPPUC a Prefeitura Municipal não tem condições de arcar sozinha com o projeto e aguarda liberação de verba do Governo Federal.
.
Na ocasião foram recepcionados os novos estudantes dos Cursos Técnicos de Transações Imobiliárias e Massoterapia. O reitor do Instituto, Alipio Leal, deu boas vindas aos alunos, explicou sobre a criação do IFPR, e destacou a importância de uma boa conduta profissional. “Vocês estão iniciando hoje uma longa caminhada. Lembrem-se sempre que o essencial na área de vocês é agir com ética, fazer amigos e conquistar a confiança dos clientes”, completou.
Estiveram presentes na palestra o Pró-Reitor de Administração e Infra-estrutura, Paulo Yamamoto, o Pró-Reitor de Orçamento, Planejamento e Finanças, Carlos Ávila, o coordenador do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, Claudir Schmidlin , a coordenadora do Curso Técnico em Massoterapia, Izolete Bajerski, o coordenador de Educação a Distância, José Carlos Ciccarino e o Diretor Administrativo e Financeiro do Campus Curitiba, Celso Buiar.