IFPR e Assembleia Legislativa celebram Protocolo de Intenções – Projeto Eureka – Instituto Federal do Paraná

IFPR e Assembleia Legislativa celebram Protocolo de Intenções – Projeto Eureka

Na tarde desta quarta-feira (10), o Instituto Federal do Paraná e a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) celebraram Protocolo de Intenções referente ao Projeto Eureka, que ofertará curso preparatório gratuito, na modalidade de Educação a Distância (EaD), para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a abertura da sessão plenária de hoje, iniciada às 13h30 no prédio da Alep, o Diretor de Ensino da Diretoria de EaD do IFPR, Eduardo Fofonca, representando o Reitor Substituto, Professor Ezequiel Westphal, realizou um discurso no qual enfatizou a concepção inclusiva do Instituto. “Gostaria de dizer da importância desta parceria, sobretudo pelo fato de o IFPR ser uma instituição voltada à inclusão, em todos os seus sentidos”, ressaltou Eduardo. “Temos aqui mais uma iniciativa que demonstra nossa preocupação social de integração dos alunos do Paraná e do Brasil, preparando-os para o mundo do trabalho e para a vida”, complementou.

Além de Eduardo Fofonca, a Professora Carmen da Costa, Coordenadora de Tecnologias Educacionais, também representou o Instituto na ocasião. A Equipe Eureka se fez presente pelo Professor Marlus Geronasso, idealizador do projeto, e pela Professora Regina Luque.

O curso pré-Enem IFPR – Eureka terá sua primeira aula na próxima segunda-feira (15), às 14h. Ele utilizará como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o Enem, a partir do exame nacional aplicado em 2010, até o de 2014, em todas as áreas abrangidas:
a) Ciências da Natureza;
b) Ciências Humanas;
c) Linguagens;
d) Matemática;
e) Redação.

Os alunos do IFPR poderão acompanhar ao vivo, via satélite, nas telessalas do Instituto, quatro aulas diárias ministradas por professores com reconhecida experiência no ensino médio. Todas as aulas serão reprisadas no dia letivo seguinte, às 9h.

Para que os estudantes possam ter acesso às aulas a partir de outros locais, e para que alunos da comunidade em geral também possam acompanhar o curso, ele será transmitido na internet, seguindo a mesma programação, através do canal da EaD no YouTube. No caso dos discentes do IFPR, também poderão acessar o material através da plataforma virtual e realizar dois simulados durante o curso.

Com o Protocolo de Intenções celebrado entre o IFPR e a Alep, prevê-se que as aulas sejam retransmitidas pelo canal televisivo da Alep, abrangendo todo o estado do Paraná.]]>