Instituto discute parcerias com Paraguai – Instituto Federal do Paraná

Instituto discute parcerias com Paraguai

Depois de participar da I Reunião de Reitores do Paraguai e Paraná, o IFPR recebeu nesta semana dois integrantes do MEC Paraguaio. A Diretora de Gestão, Mariana Gomez Vilhalba e o Diretor dos Institutos Técnicos, Angel Adrian Ayala, ambos da Direção Geral de Educação Superior, vieram ao IFPR para conhecer nosso modelo educacional. “Ficamos admirados com o Sistema Via Satélite da Educação a Distância do IFPR, em especial, porque permite levar conhecimento à milhares de pessoas até então desatendidas”, explica Mariana.

Os Paraguaios contaram que a contribuição do IFPR com a modalidade EAD será muito importante porque o país não dispõe de uma boa tecnologia via internet. “A conexão é lenta e limitada, mas com o satélite, como é feito aqui, poderemos expandir muito”, afirma o Diretor Angel Adrian Ayala.

Outro aspecto que impressionou os visitantes é a possibilidade que nossos estudantes têm de dar prosseguimento ao estudo. No Brasil, quem termina um curso Tecnólogo, por exemplo, pode ingressar no mestrado; no Paraguai, atualmente, isso não é possível. Para o Reitor Alipio Leal, o IFPR quer contribuir compartilhando sua experiência, não só com o Paraguai, mas com todos os países que desejam se desenvolver nessa área.

A delegação do Paraguai também participou de Reunião com a Pró-Reitora de Ensino e Pesquisa Neusa Moro e o Pró-Reitor de Interação com a Sociedade Antonio Novaes, quando trataram detalhes sobre cursos de Formação de Professores.

Encontro de Reitores

Na última semana o Instituto Federal do Paraná participou da I Reunião de Reitores do Paraguai e Paraná, realizada em Assunção, Paraguai. O IFPR foi representado pelo Assessor de Relações Internacionais, professor Antonio Carlos Gondim. Durante o encontro foram debatidos temas como mobilidade de alunos, professores, educação a distância, extensão universitária, cooperação cultural, técnica, científica e tecnológica, entre outros. Ao término foi feita uma ata com os compromissos assumidos.

Estavam presentes o embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Nildo Lübke, o reitor da Universidade Nacional de Asunção, Pedro Gerardo González , em nome dos reitores e demais autoridades educacionais Paraguaias, e o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, em nome dos reitores e demais autoridades universitárias brasileiras.

Além disso, também compareceram ao encontro, o ministro chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná, Sérgio Couri, representantes do MEC-Paraguai e MEC-Brasil, do CNPq, do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia del Paraguay, do PTI (brasileiro e paraguaio), da Secretaria de Educação do Paraná, das Universidades paraguaias de Tapua, del Norte, del Este, Concepción, del Pilar, Autónoma de Asunción, Catolica de Asunción, e das Universidades paranaenses Unicentro, Unioeste, UEL, UEM, UCI, Unicuritiba, PUC, Unila, UFPR, UTFPR e IFPR.