Campus Irati oferta curso gratuito de inglês para crianças – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati

Campus Irati oferta curso gratuito de inglês para crianças

Até 20 de outubro acontecem as aulas do Projeto de Extensão “IFPR English Steps: crianças da Vila Matilde aprendendo a Língua Inglesa”, do Campus Irati. O projeto propõe, de forma gratuita, a aprendizagem da Língua Inglesa por crianças do Ensino Fundamental do bairro-sede do Campus Irati, a Vila Matilde.

O curso é ministrado por estudantes bolsistas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da unidade e coordenado pelos professores Simara Cristiane Braatz e Roger Mazur e propõe também a elaboração de material didático pelos bolsistas, permitindo sua participação no processo e inserindo-os na produção de pesquisa científica. “Busca-se, assim, uma mudança de foco na prática pedagógica: tradicionalmente centrada no professor, detentor do método e do saber para – a partir do projeto – centrar no aluno, seus interesses e motivações, em uma perspectiva de coparticipação e integração de conhecimentos”, destaca Simara.

O projeto está em consonância com uma das finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ao considerar o desenvolvimento de programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica. A docente concorda: “O projeto vem se mostrando de grande impacto e transformação por possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental de um bairro local uma experiência diferenciada com a língua estrangeira, assim como aproxima cada vez mais a comunidade externa ao Instituto, buscando fortalecer seu sentimento de ‘pertencimento’ à instituição. Além disso, os nossos alunos bolsistas estão passando por uma rica experiência linguístico-cultural e sociopolítica, bem como aprendendo a realizar a pesquisa e a extensão”.

IFPR English Steps: crianças da Vila Matilde aprendendo a Língua Inglesa” do Campus Irati foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (Proepi), através do no Edital nº 20/2014, com financiamento do Instituto em parceria com a Fundação Araucária.]]>