Publicado em
Entre os dias 19 e 22 de outubro, será realizado o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), com o tema “Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”. O evento ocorrerá na Associação Banestado, em Praia de Leste, e no Campus Paranaguá.
Com participação prevista de aproximadamente 800 pessoas, o Se²pin, organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) – neste ano organizado junto com o Campus Paranaguá – , tem como objetivo principal possibilitar aos estudantes a divulgação de seus trabalhos, troca de experiências, além de promover o encontro da comunidade acadêmica, de pesquisadores e extensionistas de todos os campi.
Para Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, o IV Se²pin agrega muitos conhecimentos e experiências para todos que participam. “A cada ano percebemos que os trabalhos estão mais qualificados, demonstrando a dedicação dos nossos estudantes e servidores e a maturidade acadêmica adquirida nessa fantástica experiência que é a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação”, comenta o pró-reitor. “Estamos todos ansiosos para compartilhar vivências científicas, culturais e pedagógicas e, ao mesmo tempo, conhecer a identidade do litoral paranaense e a integração entre campus e comunidade”.
Neste ano, com o objetivo de proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre a realidade econômica, social e cultural da região, serão mantidas as visitas técnicas, as quais englobam visita ao porto de Paranaguá e passeio pelo centro histórico da cidade.
Além das visitas, haverá a Mostra IFTech, para apresentação de protótipos ou produtos inovadores de projetos classificados nas Feiras de Inovação Tecnológica realizadas nos eventos locais das unidade, e a Mostra de Robótica das equipes que se destacaram na II Olimpíada IFPR de Robótica.
“O Se²pin é um evento muito importante para o Instituto, pois reúne a produção cultural e científica de todos os seus campi. É um momento extremamente rico que oportuniza a aprendizagem, a troca de saberes e a integração dos participantes”, afirma Daniel Bussolaro, Diretor de Pesquisa e Inovação.
Sessões temáticas e oficinas
Para o evento de 2015, assim como na última edição, acontecerão sessões temáticas variadas. O objetivo dessa programação é gerar discussões sobre ensino, pesquisa e extensão no Instituto, futuros grupos de trabalhos e interações de ideias sobre os mais diversos assuntos. Já as oficinas constituem-se em atividades de caráter mais lúdico e prático, sendo realizadas no período da manhã, com duração média de uma hora e meia. Os inscritos escolherão de qual oficina desejam participar no credenciamento do evento, permitindo a interação de alunos de diferentes campi nas atividades.
Atividades Culturais
Durante o evento, atividades culturais de diversas formas serão apresentadas a todos os presentes. Ao todo, serão 15 atrações, nas áreas Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Teatro e Música.
Eventos locais pré-Se²pin
Desde agosto, os campi realizaram eventos para selecionar trabalhos a serem apresentados no litoral do estado durante o IV Se²pin.
A primeiro unidade a realizar o evento preparatório foi o Campus Avançado Barracão. No dia 14 de agosto, alunos e voluntários participantes dos trabalhos puderam apresentar as atividades e projetos desenvolvidos. Ao final, sete projetos foram selecionados.
Em Jaguariaíva, entre os dias 24 e 29 de agosto, aconteceu o evento intitulado “I IFTech: iluminando Jaguariaíva”. Na ocasião, foram submetidos e aprovados 61 trabalhos elaborados por alunos, professores, técnicos administrativos e pesquisadores da unidade, dos cursos de extensão, Educação a Distância (EaD) e das instituições de ensino parceiras da unidade. Depois das apresentações, 11 projetos foram selecionados para o IV Se²pin.
De 25 a 27 de agosto, foi a vez de o Campus Avançado Coronel Vivida realizar o I Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (I Sepei) e a I IFTech. Os eventos contaram com palestras, apresentações de trabalhos e atrações culturais. Durante a IFTech, foram apresentados seis protótipos desenvolvidos pelos alunos da turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. No final das atividades, 10 trabalhos foram selecionados.
Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Campus Curitiba realizou a V Jornada Científica e a III Feira de Inovação Tecnológica. Durante os três dias de evento, os presentes puderam acompanhar palestras, conversar com estudantes egressos, assistir a apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e inovação e presenciar apresentações artísticas e culturais, incluindo o musical “Pares e Ímpares”, idealizado pelos próprios estudantes. Ao final, 55 trabalhos foram selecionados para o evento litorâneo.
Nos dias 27 e 28 de agosto, o Campus Capanema realizou o I Seminário de Iniciação Científica de Capanema (I Siccap), que contou com a exposição dos trabalhos realizados pela primeira turma do Curso Técnico em Cooperativismo, palestras e atividades culturais. Após sua realização, 9 projetos foram selecionados. No mesmo período, o Campus Pinhais realizou a I Semana de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Além de exposições orais e da mostra de banners, o evento contou com 12 palestras, ministradas pelos professores do IFPR, e produções culturais. No IV Se²pin, 8 trabalhos da unidade serão apresentados.
Em União da Vitória, nos dias 28 e 29 de agosto, foi realizada a 1ª Mostra de Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec). No evento, houve apresentações dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores dos cursos ofertados pela unidade à comunidade de União da Vitória e de Porto União (SC). Atividades didáticas e apresentações culturais também se fizeram presentes. O campus também selecionou 8 trabalhos.
Em Umuarama, o I Se²pin local ocorreu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Depois de minicursos e apresentações de trabalhos de diversas áreas, 21 trabalhos foram aprovados para o evento no litoral.
No dia 1º de setembro, o Campus Paranaguá realizou a 1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral (1ª Seme²pi), na qual foram expostos diversos projetos, que apresentaram desde soluções inovadoras sustentáveis até aplicativos de monitoramento de fauna marinha. Para o Se²pin estadual, foram selecionados 52 trabalhos no total.
No Campus Avançado Goioerê, nos dias 3 e 4 de setembro, também foi realizado o evento pré-Se²pin. Após as apresentações, 10 trabalhos foram selecionados.
Em Pitanga, no dia 9 de setembro, aconteceu o 1º Encontro Científico de Inovação, Pesquisa e extensão (1º Ecipe), o qual contou com palestra abordando a importância da iniciação científica e apresentações de trabalhos por parte dos alunos para posterior classificação para o IV Se²pin. No final, 11 projetos foram selecionados.
No Campus Colombo, a I Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação (I Mepi) ocorreu nos dias 9 e 10 de setembro. O evento teve apresentações das pesquisas desenvolvidas pelos alunos e oficinas de Objetos de Aprendizagem em Informática (Scratch e Robótica), Literatura, Teatro e Jornalismo. No total, 7 trabalhos foram aprovados para o estadual.
No dia 11 de setembro, aconteceu no Campus Cascavel o I Pré-Se²pin, o qual visou divulgar e socializar os projetos e trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos discentes e docentes e selecioná-los para apresentação no IV Se²pin. No total, 11 deles foram escolhidos.
Em Paranavaí, nos dias 15 e 16, aconteceu o I Simpósio de Inovação, Pesquisa e Extensão (I Sinpe), que contou com palestras nas áreas de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão e também com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e servidores da unidade. Após o evento, 29 foram selecionados.
Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Campus Campo Largo sediou a I Mostra de Inovação, Pesquisa e Extensão (I Mipe). Foram apresentados diversos trabalhos aos estudantes do campus, bem como à comunidade campolarguense que compareceu em grande número para conhecer as atividades e ações desenvolvidas pelo Instituto. Na oportunidade, 18 projetos foram selecionados para o evento no litoral.
No dia 17 de setembro, foi realizada a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTech) do Campus Avançado Astorga. Foram selecionados os protótipos dos projetos “Energias Renováveis e Aprendizagem Significativa” e “Parede Verde Chá”. No total, o campus apresentará 7 projetos no evento em Paranaguá. A feira contou com a presença de pais, alunos e comunidade em geral, que puderam interagir e questionar os estudantes.
O Campus Jacarezinho realizou sua edição do Se²pin entre os dias 18 e 19 de setembro, juntamente com a Feira de Inovação Tecnológica (IFTech). Nos eventos, cerca de 40 trabalhos e pesquisas foram expostos e submetidos por alunos dos cursos de Alimentos, Informática, Eletromecânica, Arte Dramática e Licenciatura em Química para concorrer às vagas no evento estadual. Ao final, 27 projetos foram aprovados.
Nos dias 29 e 30 de setembro, o Campus Irati realizou seu I Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão (I Sipex), evento que selecionou 17 projetos que representarão o campus no evento estadual.
Já em Assis Chateaubriand, foi realizado, no dia 7 de outubro, o I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (I Sepiac). Ao final do evento, 16 trabalhos foram selecionados.
Outros campi que também apresentarão trabalhos no IV Se²pin são Ivaiporã (22 projetos), Foz do Iguaçu (20), Londrina (20), Palmas (32) e Telêmaco Borba (26).
Confira a programação completa do IV Se²pin.]]>