Campus Palmas desenvolve Mostra de Atividades relacionada ao Pibid – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Campus Palmas desenvolve Mostra de Atividades relacionada ao Pibid

No último sábado (7), os coordenadores de área, professores supervisores e estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Palmas desenvolveram uma Mostra de Atividades relacionada ao referido programa com o objetivo de mostrar para a comunidade externa sua importância na formação docente. O evento foi realizado na Praça Senhor Bom Jesus, localizada na região central do município.

Em estruturas dispostas pelos próprios organizadores da mostra, foi realizada uma série de atividades expositivas e interativas para o público presente. Tais atividades são desenvolvidas nas escolas públicas atendidas pelo Pibid do campus. “Por meio de nossa ação, a comunidade pôde perceber que, através do Pibid, os futuros docentes passam a vivenciar a realidade escolar de forma intensa, reforçando a experiência do estágio supervisionado e possibilitando a superação de dicotomias entre teoria e prática, por exemplo”, explica a professora Sandra Inês Angnes, coordenadora institucional do programa. “Além disso, o Pibid desenvolve saberes docentes relacionados ao saber curricular, pedagógico e experiencial, fortalecendo a profissionalização dos bolsistas, entre outros benefícios que visam à qualidade do ensino e melhorias no processo ensino-aprendizagem”, finaliza Sandra.

As atividades desenvolvidas na mostra ao longo do dia foram bastante diversas. Confira:

– Apresentação dos projetos: Química de Alimentos; Produção de Sabão Ecológico; Reflorestamento; Química das Sensações; Química das Maquiagens;
– Oficina: Tratamento Primário de Água;
– Apresentação dos trabalhos científicos apresentados em eventos entre os anos de 2012 e 2015;
– Jogos intelectivos e jogos de desafio, de grande importância para o desenvolvimento integral do aluno;
– Atividades didático-pedagógicas, desenvolvidas com base na Pedagogia Histórico-Crítica;
– Jogo matemático “Mancala”, de origem africana, apresentado pela escola municipal São Sebastião, que fica na comunidade Quilombola;
– História do Nabo Gigante e as fichas de leitura produzidas pelos alunos;
– Pintura de rosto, atividades de pintura e desenho realizadas com as crianças que circulavam pela praça;
– Atividades envolvendo dança e música como ferramentas de ensino;
– Distribuição de mudas de árvores e amostras de chás medicinais;
– Realização de dinâmicas de educação ambiental;
– Arrecadação de pilhas e medicamentos;
– Exposição de maquetes sobre Fontes de Energia e Tecidos Animais;
– Exposição de maquetes de uma Central de Tratamento de Água e de uma Central de Tratamento de Esgotos;
– Exposição de banners produzidos para participação em eventos.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de Licenciatura participantes de projetos desenvolvidos por instituições de Ensino Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Desenvolvido no IFPR desde o final de 2012, a implantação do programa ocorreu a partir da aprovação da proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), envolvendo os cursos de Licenciatura dos campi de Palmas e Paranaguá. O Campus Palmas possui os subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Inglês, Pedagogia, Artes e Química, inseridos no contexto das escolas públicas, possibilitando os alunos a vivência da realidade escolar e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de forma a promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

O Pibid de Palmas atende:

– 12 escolas estaduais e municipais;
– 4.800 alunos;
– 190 bolsistas;
– 34 professores da rede pública de ensino;
– 14 coordenadores de curso (Coordenadora Institucional: professora Sandra Inês Angnes; Coordenador de Gestão Educacional: professor Roberto Carlos Bianchi; Coordenadoras do subprojeto de Biologia: Debora Reis e Verginia Andriola; Coordenador do subprojeto de Química: Jean Carlos Gentilini; Coordenadores do subprojeto de Educação Física: Aluísio Mendes, Cezar Grontowski Ribeiro e Gesiliane Lima Kreve; Coordenadoras do subprojeto de Pedagogia: Carmem Waldow, Ivania Marini Piton e Vânia Maria Alves; Coordenadoras do subprojeto de Letras: Laura Spanivello e Suzete Verginia Reiter; Coordenadora do subprojeto de Inglês: Kátia Cilene Conceição; Coordenadora do subprojeto de Artes: Neuza Fonseca).

Em Palmas e municípios vizinhos, de acordo com Sandra, as bolsas do Pibid geram um valor de R$ 1.459.320,00 por ano, utilizado nos próprios municípios, contribuindo portanto com o seu desenvolvimento.