Campus Paranaguá recebe Comissão de Anistia para curso de formação – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

Campus Paranaguá recebe Comissão de Anistia para curso de formação

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça está realizando, no Campus Paranaguá, oficinas pedagógicas em parceria com o IFPR. As atividades, que ocorrem desde o dia 9 março, são abertas aos alunos e servidores do Instituto e de outras escolas da região.

“A junção dessas iniciativas tem conferido às oficinas uma dimensão educativa, comprometida com a consciência crítica capaz de projetar uma sociedade plural, democrática e solidária”, afirma o presidente da Comissão, Paulo Abrão. Na quarta-feira (9), Camila Tribess integrou a mesa-redonda “Mulheres e movimentos sociais” e falou sobre a participação feminina no movimento de anistia nas décadas de 70 e 80. Na quinta-feira (10), foi apresentado o filme “Damas da liberdade”, que retrata a história da luta pela anistia no Brasil através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. Nesta sexta (11), último dia do evento, é a vez do documentário “Memórias femininas da luta contra a ditadura militar”, que aborda a trajetória de mulheres que atuaram na resistência à ditadura militar brasileira, a partir de depoimentos do acervo “Marcas da memória. O dia 11 contará também, às 19h, com o Curso de Formação sobre Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça, destinado aos professores.

As atividades fazem parte da semana “Mulheres e Direitos Humanos”, promovida pelo Campus Paranaguá com o objetivo de gerar reflexões sobre as questões de gênero e o combate à discriminação.

Com informações de www.justica.gov.br.