Estúdio de Educação a Distância entra em operação no Campus Pinhais – Instituto Federal do Paraná

campus pinhais

Estúdio de Educação a Distância entra em operação no Campus Pinhais

O Campus Pinhais é o primeiro do Instituto Federal do Paraná a contar com um Estúdio EaD como ferramenta para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. A inauguração do espaço foi realizada no dia 16 de março, nas dependências do campus. O estúdio será utilizado para a produção de materiais pedagógicos que complementarão o conteúdo dos cursos a distância oferecidos na unidade e serão mais um recurso para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos técnicos e de formação inicial e continuada presenciais oferecidos pela unidade.

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Pinhais, Marcelo Camilo Pedra, a inauguração do Estúdio EaD é um marco e também um incentivo para que outros campi desenvolvam projetos que envolvam o uso de tecnologias educacionais. “É fundamental a inserção dos meios de educação a distância nas instituições educacionais, pois amplia os horizontes, podendo abranger e atender cada vez mais estudantes”, afirma.

A instalação do estúdio de EaD foi viabilizada pela Diretoria de Educação a Distância, que cedeu todo o equipamento, realizou a montagem e treinou a equipe que vai operar o estúdio. “O objetivo é estimular o uso das Tecnologias Educacionais tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial”, afirma Fernando Amorim, Diretor de Educação a Distância do Instituto.

A solenidade de inauguração foi acompanhada pelos estudantes e pela equipe de docentes, servidores e diretores do campus. Representantes da EaD também prestigiaram o evento e o início das gravações.

Estúdio

De acordo com Amorim, a próxima unidade do IFPR a receber um estúdio de EaD será Jacarezinho. “Abrimos uma chamada entre os campi para verificar aqueles que teriam interesse e também a infraestrutura necessária para receber o Estúdio EaD”, explica o diretor.

No total, serão 4 os campi do IFPR que possuirão um estúdio. “Isso faz parte do processo de descentralização das ações de educação a distância no IFPR. Dessa forma, os campi vão produzir seus conteúdos, que poderão ser disponibilizados a outras unidades, trabalhando em rede”, afirma Amorim.

A estrutura do Estúdio EaD conta com três câmeras HD, microfones sem fio, teleprompter digital, lousa digital touch screen e uma switcher de vídeo, composta por mesa de corte e gerador de caracteres. A edição do material é realizada em 2 computadores Mac Pro independentes e conectados à mesa de corte, podendo gravar e enviar imagens para auxilio do professor na lousa digital em tempo real. “O Estúdio EaD é subdividido em módulos de operações interligados, que facilitam a gravação, o armazenamento e a edição dos conteúdos. Além disso, poderá ser adaptado para fazer  conexão com outro estúdios”, explica o Técnico em Audiovisual da Diretoria de Educação a Distância, Claudiomiro Melo.

Com informações do Projeto de Assessoria de Imprensa do Campus Pinhais