Campus Jaguariaíva dá início ao projeto “Qualidade de vida por meio da ginástica laboral” – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

No dia 29 de março, no Campus Jaguariaíva, tiveram início as ações do projeto “Qualidade de vida por meio da ginástica laboral”, o qual visa proporcionar, aos servidores, terceirizados e alunos, uma melhor utilização de sua capacidade funcional.As atividades são realizadas por meio de exercícios de alongamento e dinâmicas de recreação, buscando prevenir lesões ocupacionais, melhorar o condicionamento físico, reduzir a fadiga, combater as tensões, melhorar a autoestima, aumentar a produtividade e melhorar a saúde e o clima psicossocial.

“Sempre pensei em fazer um projeto beneficiando o bem-estar dos servidores, alunos e terceirizados. Com seu início, vimos que essa primeira atividade foi bem produtiva. Os participantes saíram daqui mais felizes; isso é gratificante”, pontua Aline Renée dos Santos, Diretora-Geral do Campus Jaguariaíva.

O projeto, idealizado por Aline, coordenado pela professora Tarcila Bueno e colocado em prática pelo professor voluntário Márcio Cristiano da Silva, de Educação Física, surgiu a partir de relatos de servidores que se queixavam de dores musculares ocasionadas pelo longo período de trabalho sentados à frente do computador ou em mesas de reunião. Assim, com o pensamento de realizar uma gestão diferenciada, buscando sempre o bem-estar e a felicidade da comunidade acadêmica, a diretora Aline e sua equipe deram início ao “Qualidade de vida por meio da ginástica laboral”.

“Pensamos que o projeto vai ser permanente; não temos intenção de pará-lo. Vou acompanhar de perto para ver como as pessoas estão se sentindo. Por meio de questionários de autoavaliação, saberemos se as atividades estão trazendo benefícios e prazer aos participantes”, explica Aline. “O trabalho com qualidade é muito mais produtivo e eficiente. Acredito que o Instituto precise investir cada vez mais na qualidade de vida dos profissionais”, finaliza.

As atividades são realizadas todas as terças e sextas-feiras, das 16h às 16h40.