Ex-alunos do IFPR criam aplicativo para auxiliar na mobilidade urbana – Instituto Federal do Paraná

Egressos

Ex-alunos do IFPR criam aplicativo para auxiliar na mobilidade urbana

Dois alunos egressos do Instituto Federal do Paraná acabam de criar um aplicativo para auxiliar na mobilidade urbana dos usuários de transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana. A primeira versão do “Cadê” foi lançada para testes na plataforma Android no dia 25 de março.

Pensado por André Ribeiro e Mariana Lech, de dezoito e dezenove anos, respectivamente, o “Cadê” é o primeiro projeto em parceria dos ex-alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais Integrado ao Ensino Médio do Campus Curitiba. Como nunca haviam criado um aplicativo que pudesse ser disponibilizado para download, decidiram aliar os conhecimentos adquiridos – embora ainda em desenvolvimento – e aprender ainda mais durante o processo de criação.

“O IFPR teve um papel muito importante no desenvolvimento do ‘Cadê?’, primeiro porque nos conhecemos no Instituto e, além disso, aprendemos lá toda a base de programação e planejamento usada para o desenvolvimento do projeto. Se estamos nesse ramo hoje, com certeza, o Instituto foi um fator determinante para isso”, contam os egressos.

O aplicativo, gratuito, está disponível apenas em versão teste para o sistema Android, mas os alunos têm planos para um lançamento futuro na plataforma iOS. “Divulgamos nas nossas redes sociais e ficamos surpresos com a quantidade de feedbacks que recebemos. Estamos orgulhosos pelo nosso trabalho, mas principalmente gratos por todos que estão nos ajudando”, afirmam os alunos. De acordo com Mariana, o intuito é envolver cada vez mais os usuários no processo de criação do aplicativo, para que possam chegar num bom resultado para todos. O “Cadê?”, que também trabalha off-line, mantém um banco de dados atualizado semanalmente com as linhas de Curitiba e as linhas que fazem conexões com a região metropolitana, possibilitando ao usuário verificar os horários dos ônibus nos principais pontos.

Atualmente, Mariana está no 2º ano de Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná; André no 1º ano de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, além de estar no último ano do  Curso Técnico Subsequente em Telecomunicações no IFPR. Os discentes disponibilizam o e-mail cadeaplicativo@gmail.com para contatos sobre o “Cadê”.