Biografia de professora do Campus Paranaguá é selecionada para integrar o Who’s Who in Science and Engineering – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

A  professora Jânia Duha teve sua biografia selecionada para inclusão na 11ª Edição (2011-2012) do Marquis Who’s Who, na categoria Ciência e Engenharia. O Who’s Who é uma base de dados que disponibiliza, para consulta, biografias de pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação.

Os livros do Marquis são fonte de referência e podem ser encontrados em grandes universidades e centros de tecnologia e pesquisa ao redor do mundo, como por exemplo, a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts-MIT, entre outros.

Jânia Duha é docente do Campus Paranaguá desde abril deste ano.

Currículo
A professora Jânia Duha possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1995), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Maryland em College Park, US. Colabora com o grupo de Geodésia Espacial do Departamento de Geociências da UFPR, e integra o grupo de Astro-Metrologia do Departamento de Física da Universidade de Maryland em College Park como professora-visitante. A dinâmica orbital de satélites artificiais representa sua principal linha de pesquisa atualmente. Modelou perturbações de origem não-gravitacional: Reemissão Térmica, Pressão de Radiação Solar e Poynting-Robertson em satélites LAGEOS e GPS. Desenvolveu e aplicou a modelagem da reemissão térmica em luas e asteróides e contribui com a área de lógica numérica através da modelagem de números primos e sua distribuição ao longo dos números naturais.