Campus Palmas define a oferta de novos cursos – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Campus Palmas define a oferta de novos cursos

O Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) irá ofertar, em 2011, sete cursos técnicos e nove cursos de nível superior, entre bacharelados e licenciaturas. Para concorrer as vagas em nível técnico o candidato deverá ficar atento ao lançamento do processo seletivo que deve acontecer ainda neste ano. Já as vagas de nível superior serão disputadas através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com ingresso previsto para o segundo semestre de 2011.

Segundo a diretora geral do Campus, professora Zita Castro Machado, a proposta foi apresentada à população na Audiência Pública que aconteceu na unidade no início deste mês e foi aprovada na Reunião Ordinária do Conselho Superior, realizada em Curitiba, no último dia 08.
Os cursos ofertados em nível técnico serão: Cooperativismo, Reabilitação para Dependentes Químicos, Análises Clínicas, Edificações, Vendas, Informática para Internet e Agroecologia. Serão 40 vagas para os cursos que tem duração de dois anos.

Já para quem pretende ingressar no nível superior, o IFPR irá oferecer novas turmas de Administração, Ciências da Natureza – Química/Biologia, Direito, Engenharia Agronômica com foco em Agroecologia, Educação Física-Licenciatura, Letras (Português/Inglês), Licenciatura em Artes, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Com relação aos demais cursos, Zita ressaltou que será necessário reavaliar os focos de formação. “Como o Instituto prevê a formação verticalizada haverá a necessidade desta reavaliação e a nova oferta deverá ser em 2012”, afirmou. É o caso dos cursos de Contabilidade, Engenharia Civil, Farmácia e Enfermagem.

Reunião do Conselho
Além da definição das ofertas, a Reunião do Conselho Superior também teve em sua pauta a questão da liberação de vagas para docentes e técnicos administrativos para Palmas. Foram aprovadas oito vagas para docentes efetivos, cinco para professores substitutos e quatro para técnicos administrativos. Para a contratação dos professores deverá ser lançado concurso público ainda neste ano, sendo que os aprovados devem ser nomeados em 2011. Já para os cargos de técnicos será usado o cadastro de reserva do último concurso.