2ª edição da Mostra de Cursos IFPR teve início nesta quinta – Instituto Federal do Paraná

2ª edição da Mostra de Cursos IFPR teve início nesta quinta

A abertura oficial da 2ª Mostra de Cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve início na tarde desta quinta-feira (14). O evento foi realizado às 14h no auditório da Reitoria (Rua João Negrão, 1285) e contou com a participação de estudantes, professores, diretores, pró-reitores e a comunidade externa.

A 2ª Mostra segue até sábado (16) com a exposição dos cursos e inscrições para o Processo Seletivo 2011.

Em sua fala de abertura, o reitor em exercício, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, destacou a importância da Mostra para a divulgação dos cursos e para o fortalecimento da identidade do IFPR junto à comunidade local. “A Mostra será fundamental para levar à população informações sobre os nossos cursos e esclarecer a todos em relação à vocação profissionalizante do Instituto”.

O reitor em exercício também falou sobre o crescimento do Ensino Técnico no país. “Estamos vivenciando um momento importante da expansão e investimento na área da Educação Profissional no Brasil, hoje temos 16 unidades, mas em breve serão 32. Temos a alegria de contar em nossos quadros com os melhores profissionais, professores e técnicos qualificados para dar o atendimento que a população necessita”, afirma.

Para o pró-reitor de Interação com a Sociedade, Antônio Carlos Novaes, a Mostra contribuirá para  o crescimento dos envolvidos. “A participação em eventos como este faz com que alunos e professores reflitam sobre as práticas que vem adotando ao londo do ano, já que farão o exercício coletivo de explicar aos interessados sobre a organização do curso, das disciplinas ou mesmo comentar sobre as perspectivas em relação ao mercado de trabalho”, diz.

A Mostra
O IFPR, por meio da Pró-Reitoria de Interação com a Sociedade (PRI), promove a 2ª Mostra de Cursos nos dias 14, 15 e 16 de outubro. Em Curitiba, o evento está sendo realizado no prédio da Reitoria (Rua João Negrão, 1285, Rebouças), das 14h às 22h, nos dias 14 e 15, e das 09h às 17h, no dia 16. No evento, os interessados terão à disposição 35 estandes para divulgação dos 20 cursos oferecidos em Curitiba.

No local, há uma feira de produtos orgânicos realizada pelo curso técnico em Agroecologia. Entre os cursos, é possível conhecer o trabalho prático dos alunos dos cursos técnicos em Audiovisual e Processos Fotográficos – ao mesmo tempo em que apresentam seus cursos, os estudantes fazem uma cobertura multimídia da 2ª Mostra. Os cursos de Enfermagem, Saúde Bucal e Massoterapia também farão demonstrações práticas sobre a rotina das profissões.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Até o dia 8 de novembro estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2011 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O edital, na íntegra, pode ser conferido,aqui. https://201.90.76.19/esv11/pub/Edital_019.pdf

As inscrições custam R$ 35 e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto (www.ifpr.edu.br) ou por meio deste endereço: https://201.90.76.19/esv11/.

Cursos técnicos
Ao todo, serão 3620 vagas em 57 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos. Os cursos técnicos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino Médio; subsequente, concomitante e Proeja.

Cursos de nível superior
Para o primeiro semestre de 2011, serão abertas 220 vagas em cinco cursos de nível superior a serem ministrados em três cidades do estado (a lista completa com todas as informações sobre os cursos superiores está disponível na página 3; a lista dos cursos técnicos pode ser lida logo na sequência, a partir da página 4).

Crescimento
Com relação ao Processo Seletivo 2010, a oferta de vagas no IFPR aumentou 65% para 2011. São 1370 novas vagas em 23 novos cursos técnicos, distribuídos em 16 cidades do estado (Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama, Palmas, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Ivaiporã  Cascavel, Ortigueira e Cruzeiro do Oeste.

A meta para os próximos anos é atingir 32 cidades paranaenses, com a oferta de 40 mil vagas no ensino presencial e à distância. “Nossa proposta é a de aumentar a oferta da Educação Profissionalizante no Paraná, atendendo a todas as regiões do Estado”, destaca o reitor do IFPR, professor Alipio Leal. Para ele, a estrutura multicampi e a organização curricular, que permite a oferta de cursos da Educação Básica à Pós-Graduação, é um diferencial que contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Novos cursos técnicos para 2011

Portos
Guia de turismo
Cozinha (Proeja)