Delegação francesa conhece metodologia de Educação à Distância do IFPR – Instituto Federal do Paraná

EAD

Delegação francesa conhece metodologia de Educação à Distância do IFPR

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebeu uma delegação do Ministério da Educação da França. Uma integrante do Conselho de Educação da União Europeia fazia parte da comitiva. Os europeus vieram ao Brasil especialmente para conhecer metodologias e tecnologias do Ensino de Educação à Distância. Em Curitiba, eles visitaram a sede do Núcleo de Educação à Distância (EAD) do IFPR.

As autoridades francesas visitaram estúdios, assistiram a apresentações sobre cursos oferecidos, recursos utilizados e também acompanharam uma aula ao vivo do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Na agenda da comitiva francesa, ao longo da semana, estão programadas visitas semelhantes a órgãos governamentais brasileiros e ao Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Fortaleza.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação do IFPR, Neusa Nery, os franceses vieram ao Brasil, principalmente, para buscar subsídios no intuito de superar dificuldades no que diz respeito à implantação de cursos na modalidade de Ensino à Distância em países da União Europeia. “Essas dificuldades são de natureza pedagógica e também tecnológica; o interesse é verificar como nós conseguimos fazer essa metodologia funcionar aqui no Brasil”, diz.  Segundo a pró-reitora, o governo francês tem a intenção de utilizar a metodologia EAD em cursos de formação continuada para professores. “A expectativa é a de que a experiência brasileira sirva de modelo para a expansão do Ensino à Distância europeu”, conta.

“O intercâmbio é interessante para ambos os países, pois é notória, por exemplo, a nossa necessidade de mão de obra técnica, enquanto na Europa a formação profissional nesse nível está equilibrada; enfim, temos muito a ensinar e a aprender”, afirma Neusa Nery.

A delegação do Ministério da Educação francês é composta pela inspetora geral de Economia e Gestão, Brigitte DORIATH; pela conselheira de Alto Nível junto a Diretoria de Relações Internacionais (Comunidade Européia de Educação), Elisabeth ARNOLD; pelo coordenador de programas (CIEP), Pierre HOMERIN; pelo delegado aos Assuntos Internacionais do Centro de Educação Nacional a Distância (CNED), Marc BOISSON e pela conselheira para formação continuada –  Academia de Montpellier, Sandrine HOTELIER.

Boa impressão
Segundo a pró-reitora Neuza Nery, a delegação ficou impressionada com o que viu. “Eles fizeram questão de conversar com professores e alunos do EAD, para sentir qual era a avaliação deles com relação à metodologia e à tecnologia; com isso, saíram daqui bastante surpresos e animados com que conheceram”, conta. “Eles disseram que a forma como a tecnologia é aplicada aqui também seria ideal para suprir as necessidades europeias no que tange não só à formação continuada de professores mas também ao Ensino Profissionalizante, de forma que muitas parcerias Brasil-França em EAD podem nascer a partir deste primeiro encontro”, diz.

Rede franco-brasileira de Ensino Profissionalizante
Os dois países pretendem firmar uma rede franco-brasileira de ensino profissional, com ênfase nas indústrias aeronáutica, automotiva e eletrônica; na saúde pública e assistência social, além das áreas de turismo, hotelaria, e gastronomia. Isso foi determinado em 2008, por meio de um protocolo assinado entre os dois governos. O documento ainda prevê a realização de seminários temáticos alternadamente no Brasil e na França, entre outras ações.

Entre os dias 8 e 12 de novembro, uma comitiva brasileira visita a França para conhecer as estruturas da Educação Profissionalizante do país (que lá são chamadas de “liceus”). A delegação será formada por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Representa o IFPR nessa delegação a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Neusa Nery.

Confira, a seguir, a programação completa da visita da delegação francesa ao Brasil:

18 DE OUTUBRO
BRASÍLIA

Manhã
8h30 : Embaixada da França

9h00 : Encontro com a assessora para Relações Internacionais do MEC, Auriana Diniz

10h00 : Visita à Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – MEC: Professor Eliezer Pacheco – Boas-Vindas
Ouverture au SETEC par le secrétaire national Eliezer Pacheco

10h30 : Apresentação do Programa E-TEC Brasil – Caetana Juracy
Présentation du programme E-TEC

Visita à Secretaria de Educação a Distância – MEC
Visite du Secrétariat national pour l’EAD
Apresentação dos Programas
Présentation des programmes

Programa E-TEC Brasil
Présentation du programme E-TEC

Programa Universidade Aberta do Brasil
Programme Université Ouverte

Apresentação do SISTEC
Présentation du SISTEC

Viagem à Curitiba

19 DE OUTUBRO
CURITIBA

Manhã (10h00)
Visita à Reitoria do IFPR

Visite au rectorat

Boas-Vindas

Visita ao Núcleo de Educação à Distância
Visite du Noyau d’EAD

Acompanhamento de “Aula ao vivo” do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública” em EaD
Accompagnement d’une “classe réelle” en EAD du cours supérieur de Technologie en gestion publiqu

Tarde

Visita aos Estúdios com apresentação da metodologia e recursos utilizados na EaD do IFPR
Visite des studios; présentation de la méthodologie et des ressources utilisées en EAD dans l’IF du Parana.

Apresentação dos Cursos oferecidos em EaD pelo IFPR
Présentation des cours offerts en EAD par l’IF du Parana.

20 DE OUTUBRO
CURITIBA

Simulação de gravação de aula/módulo didático na modalidade EaD
Simulation d’un enregistrement de cours ou module didactique adapté en EAD