Até sexta-feira, IFPR discute Epistemologia – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

Até sexta-feira, IFPR discute Epistemologia

O “I Evento de Epistemologia do IFPR: um diálogo entre as vertentes do saber no Ensino Técnico” começou nesta quarta-feira (20) e será realizado até sexta (22) no auditório da Reitoria (Rua João Negrão, 1285). O objetivo do encontro é debater a produção do conhecimento no IFPR a partir de uma perspectiva interdisciplinar e focada na integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A abertura aconteceu com a realização de duas palestras sobre Instâncias do Conhecimento, Pesquisa e Extensão. Quinta-feira pela manhã o tema foi Professor – aluno – pesquisador: a produção do conhecimento e a atividade docente em que alunos bolsistas dos grupos de estudo puderam falar a respeito de suas experiências e a contribuição do projeto no estudo. Ainda na quinta, às 17h30, h
á mais uma palestra: Um diálogo entre os saberes: química, física e filosofia. Na sexta os temas abordados serão Um diálogo entre os saberes: matemática e interdisciplinaridade e A filosofia e o diálogo entre os saberes, às 10h e 17h30, respectivamente.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Epistemologia, composto por professores das áreas de filosofia, física e matemática. O encontro tem como participantes: Luiz Henrique Dutra – Professor do Departamento de Filosofia da UFSC; Eduardo Barra – Professor do Departamento de Filosofia da UFPR; Ademir Donizeti Caldeira – Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC; Ronei Clécio Mocellin – Professor do Departamento de Filosofia da UFPR; José Carlos Cifuentes – Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM da UFPR; Bruno Sant’Anna – Professor de Ensino Médio de Filosofia; Adriano Bernardo Moraes Lima – professor doutorando em História na Unicamp.