Professores, técnicos e funcionários do IFPR celebram o Dia do Servidor – Instituto Federal do Paraná

Semana do Servidor

Professores, técnicos e funcionários do IFPR celebram o Dia do Servidor

Toda a comunidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) celebra, nesta quinta-feira, 28 de outubro, o dia do Servidor Público. Em todos os campi, durante todo o dia, haverá atividades especiais para comemorar a data. Na Reitoria, os servidores foram recebidos com um café da manhã, confraternização organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis (Progepe) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec).

O reitor, Alipio Leal, saudou a todos os trabalhadores do serviço público: “Hoje nós temos a honra de fazer parte de um corpo que está construindo uma nova e importantíssima instituição pública; há alguns meses, quando ainda éramos Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, estávamos em pouco mais de 140 professores e técnicos e hoje já somos quase 500”, lembrou.

O presidente do Sindiedutec, Nilton Brandão, relembrou as lutas históricas do funcionalismo pela valorização salarial e pela conquista da qualidade do serviço público. “Por durante uma década, os servidores ficaram sem aumento salarial, sem incentivos do Poder Público para desenvolver o seu trabalho de forma adequada, e isso foi mudando com o passar do tempo, por meio de muita luta de diversos companheiros do serviço público e também pelo reconhecimento do atual governo”, disse. “No início da década de 90, chegaram a nos chamar de marajás, como se fôssemos o grande mal da República, mas o fato é que os servidores são os trabalhadores responsáveis por sua construção” lembrou.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis, Neide Alves, a data é comemorada no dia 28 de outubro por iniciativa do presidente Getúlio Vargas. “Em 1943, ele institui o Dia do Funcionário Público, por meio do Decreto-Lei nº 5.936”, explicou. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112), a denominação de “funcionário” foi substituída pela de “servidor”.

“Existe uma falsa constatação de que os servidores são uma classe de trabalhadores descomprometidos, interessados em sugar a máquina pública; esse chavão é totalmente mentiroso e todos nós estamos provando isso no nosso cotidiano aqui no Instituto”, disse o reitor Alipio Leal. “O fato é que somos uma classe privilegiada, pois temos como trabalho diário a missão de servir ao povo, servir à nação, enquanto tantos outros trabalhadores servem a interesses mais específicos”, comentou.

Comemoração
Em Curitiba, a comemoração oficial do Dia do Servidor tem início às 14h, no auditório da Reitoria. O reitor, Alipio Leal, e o diretor do Campus Curitiba, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, farão uma saudação especial a todos os servidores do Instituto. Um vídeo com a palavra do reitor será exibido para os servidores de todos os campi, por meio da plataforma do EAD. (Veja o vídeo –  Homenagem ao servidor)

Na sequência, tem início o show de talentos, que ocorre durante a tarde.

Às 17h, haverá um café da tarde para os servidores da Reitoria, do Campus Curitiba e do EAD. A exemplo do café da manhã realizado hoje, a confraternização será no segundo andar do Prédio da Reitoria.

Talentos
Confira, a seguir, a lista de servidores que irão se apresentar no Show de Talentos em Curitiba:

1ª apresentação
– Integrantes: José André V. Teixeira, Dennis Faustino, Mauro Santana, Jeferson R. De Morais, Luisa France.
– Unidade: EAD
– Apresentação: Banda Musical

2ª apresentação
– Integrantes: Eliane Jeiss.
– Unidade: EAD
– Apresentação: Dinâmica de Respiração

3ª apresentação
– Integrantes: João Claudia Madureira.
–  Unidade: Campus Curitiba
– Apresentação: Poesia Gaúcha

4ª apresentação
– Integrantes: Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi.
– Unidade: Campus Curitiba
– Apresentação: Música com Violão

5ª apresentação
– Integrantes:  Izolete Bajerski,