Campus Paranaguá tem dois trabalhos premiados no Técnico Empreendedor – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

Campus Paranaguá tem dois trabalhos premiados no Técnico Empreendedor

O Campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve dois projetos premiados na Etapa Regional Sul do Prêmio Técnico Empreendedor 2010. O objetivo do concurso é estimular e despertar o espírito empreendedor dos alunos de cursos técnicos e tecnológicos. São premiados os projetos que reúnem as melhores ideias de negócios e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades.

Um dos trabalhos premiados apresenta uma solução promissora e ambientalmente correta para a área da Construção Civil. “O uso do tijolo ecológico no município de Paranaguá” venceu na categoria Tema Livre (nível técnico). O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Eduardo Ramos Maciel, Lilian Ayumi Seino e Rafaela Sezerino, com orientação do professor Marlus Fernando Jonsson.

Na categoria “Inclusão Social” (nível técnico), foi premiado o projeto “Selo Azul Marinho (SEA) – Implantação de mecanismo de certificação aos produtos da pesca artesanal do Litoral Paranaense: pescando renda, qualidade e sustentabilidade do mar brasileiro”.  As autoras são as alunas Giulia Helena Martins Pereira, Nicole Centurion e Gabriella da Cruz Ruppert.  A orientação é do professor Cláudio Dybas da Natividade.

Além das categorias “Livre” (direcionada a projetos com ações voltadas para o desenvolvimento sócio econômico local) e “Inclusão Social” (que incentivava projetos voltados para pessoas, grupos ou comunidades específicas, arranjos produtivos locais ou minorias), também havia a categoria “Cooperativismo”, pautada pelo estímulo à novas cooperativas.

Na Etapa Regional, os três melhores projetos de cada tema recebem R$ 2 mil cada. O valor é rateado entre os alunos participantes e professor(es) orientador(es). Além disso, os vencedores, ganham um certificado de reconhecimento pela classificação.

O Prêmio Técnico Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério da Educação, com apoio do Banco do Brasil.

Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio.

Em breve, mais informações sobre os projetos premiados do Campus Paranaguá.