Campus Pinhais realiza II Semana de Intercâmbio – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Campus Pinhais realiza II Semana de Intercâmbio

Entre os dias 27 e 29 de setembro, no Campus Pinhais do IFPR, foi realizada a II Semana de Intercâmbio. Com a presença de cerca de 160 alunos do campus e convidados de outras escolas do município, o evento teve o objetivo de despertar a sensibilidade dos alunos para questões culturais e interculturais, por meio de relatos de experiências de intercâmbio e de uma feira organizada pelos discentes, na qual apresentaram sobre a memória, cultura, história e tradição de diversos povos.

No primeiro dia do evento, foi dada ênfase a questões relativas à surdez, como forma de celebrar o “Setembro Azul”, mês em que é comemorado o Dia do Surdo (26). O campus recebeu alunos surdos de outras escolas, realizando diversas dinâmicas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). No período da tarde, a servidora do IFPR e jogadora da Seleção Brasileira de Futsal Feminino, Josiane Maria Poleski, realizou uma palestra inspiradora, relatando diversas experiências no exterior.

Na quarta-feira (28), após a recepção aos presentes, houve um relato sobre experiências com a professora Magda Mascarelo, a qual usou a língua espanhola para interagir com os alunos. Em seguida, a professora Patrícia Tuzimoto expôs experiências na língua inglesa.

Dando sequência ao evento, começaram as exposições culturais dos alunos dos cursos técnicos em Administração e Informática, os quais expuseram temas nas línguas inglesa e espanhola.

Como forma de encerrar a II Semana de Intercâmbio de Pinhais, os alunos participaram de um show de talentos, cantando músicas em inglês e espanhol. Além disso, houve uma apresentação do grupo de teatro do campus, uma celebração do Día de Los Muertos (tradição mexicana em que alunos se caracterizaram como Catrinas, as típicas caveiras mexicanas) e uma votação com premiação para a melhor caracterização.