Professor cubano ministra palestra no IFPR nesta terça-feira – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Professor cubano ministra palestra no IFPR nesta terça-feira

Será nesta terça-feira (09) a palestra do professor Dr. Dimas Hernandez Gutiérrez, diretor de Universalização do Ministério de Educação Superior de Cuba. Ele irá falar sobre a Universalização do Ensino Superior no país caribenho.

O evento é voltado a professores, técnicos administrativos e alunos do IFPR, mas também será aberto à comunidade em geral. A palestra ocorre no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Curitiba (Rua João Negrão, 1285, Rebouças), das 09h às 12h.

Durante a palestra, o professor vai explicar as estratégias utilizadas por Cuba para ampliar o acesso ao Ensino Superior. “Antes da Revolução o país tinha três universidades públicas e cerca de 15 mil alunos; hoje são 69 universidades e 600 mil estudantes”, explica. Para o professor, a educação em Cuba é uma questão de justiça social. “A universidade em Cuba era tradicionalmente da elite, somente as pessoas com muito dinheiro conseguiam estudar, depois da revolução essa realidade foi sendo transformada”, conta.

Um dos primeiros passos para a mudança iniciada em 1959, segundo Gutiérrez, foram a criação de cursos para os trabalhadores, cursos à distância e o fortalecimento de uma política de Assistência Estudantil, além de fortes investimentos em extensão universitária e festivais de cultura.

Em 2010, 69% dos jovens cubanos entre 18 e 24 anos ingressaram no Ensino Superior, mas a taxa bruta média gira em torno de 60%, ainda assim, o dado é muito superior à média brasileira, que não ultrapassa 10% considerando todas as universidades particulares. Outro grande diferencial é a garantia de emprego após a conclusão do Ensino Superior. “As vagas são planejadas de acordo com a demanda da Indústria, então todo jovem que termina o Ensino Superior recebe uma espécie de ‘passaporte’ que lhe garante a vaga de emprego”, afirma.

O professor Dr. Dimas Hernandez Gutiérrez esteve em visita ao Gabinete do Reitor na tarde desta segunda-feira (08). Na ocasião, o reitor Alipio Leal agradeceu a vinda do professor e disse estar satisfeito em oportunizar aos alunos do IFPR o contato com a experiência cubana.

Mais informações em breve

Serviço:

A Universalização do Ensino Superior

Palestrante Dr. Dimas Hernandez Gutiérrez

Local: Auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Curitiba – Rua João Negrão, 1285, Rebouças

Hora: das 09h às 12h.