Publicado em
Entre os dias 03 e 05 de outubro, aconteceu no Campus Palmas, o III Fórum de Licenciaturas do IFPR, que reuniu cerca de 160 pessoas entre gestores, professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de licenciaturas.
O evento teve como objetivo debater e encaminhar a construção da Política Institucional de Formação de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. A ação é resultado do programa Prolicenciar/IFPR, lançado no primeiro fórum realizado em 2012 e coordenado pelo Grupo de Trabalho Licenciaturas. Desde então a Diretoria de Ensino Superior atua junto às coordenações de cursos, direções pedagógicas e estudantes.
Na abertura do evento, o Reitor Pro Tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, salientou que aquele espaço poderia ser importante para se discutirem as recentes propostas do governo, que de alguma forma afetam a educação.
Segundo o Diretor de Ensino Superior do IFPR, Paulo César Medeiros, o evento permitiu aos participantes organizarem fundamentos e métodos para a ação da Diretoria de Ensino Superior na construção da Política institucional das licenciaturas no IFPR.
“O fórum apontou a necessidade de integração dos cursos e a comunidade regional, a construção de projetos pedagógicos que promovam a gestão democrática, a inclusão social, e também a formação inicial e continuada voltada às demandas do ensino básico, técnico e tecnológico”, ressalta.
Ainda de acordo com Paulo, a exposição da professora Maria de Fátima marcou a todos os participantes: “A palestra nos orientou no debate e marcou nossa reflexão sobre os desafios do atual momento histórico, por isso registro o agradecimento”, conclui.
No final do evento, foi publicado o “Manifesto de Palmas – PR”, que passou pela colaboração das sessões temáticas do evento.
Para mais informações, acesse a página do III Fórum de Licenciaturas do IFPR.