Alunos de Paranaguá são premiados no V Singep – Instituto Federal do Paraná

Alunos de Paranaguá são premiados no V Singep

Três estudantes do Campus Paranaguá foram premiados no V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (V Singep), que foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em São Paulo, com o objetivo de ampliar o espaço para discutir os temas: Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.

Os alunos Gabriel Miranda, Roberto Bornancin e Victor Gaspar, do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, orientados pelos professores Alexandre Dullius e Ivani Ferreira, levaram o primeiro lugar na categoria com o projeto Sistema de Iluminação Pública com Energia Solar (Sipes), o qual busca incentivar o uso de energias limpas, renováveis, de baixo custo e com mínimo impacto ambiental, de forma mais responsável e sustentável.

O Sipes gera eletricidade através de placas fotovoltaicas que geram a energia elétrica necessária para o funcionamento do poste e logo essa energia é armazenada em baterias no-break para o funcionamento do poste no período noturno.

O evento, voltado para o público acadêmico e profissional, serviu para os envolvidos estabelecerem relações ligadas às áreas profissionais, ampliando suas formações.