Brasil e França consolidam Rede de Educação Profissional – Instituto Federal do Paraná

internacionalização

Brasil e França consolidam Rede de Educação Profissional

Foi assinado, neste mês de novembro, o primeiro Programa Executivo de Trabalho para o biênio 2011-2012 da Rede Franco Brasileira de Educação Profissional. O documento consolida a cooperação entre os dois países no que diz respeito à Educação Profissional. Além do desenvolvimento econômico em diversas áreas, a Rede poderá proporcionar intercâmbio entre alunos e professores.

A pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professora Neusa Rosa Nery Moro, acaba de retornar da missão internacional à França, onde participou, na última semana, do Seminário Franco Brasileiro sobre Educação Profissional, no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (Ciep). A missão teve a participação de integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e de cinco delegações setoriais dos institutos federais.

A viagem da comitiva brasileira envolveu visitas temáticas aos Liceus e aos órgãos responsáveis pela Educação Profissional francesa. O objetivo foi o de conhecer a experiência do país no processo de certificação profissional e reconhecimento de saberes dos trabalhadores.

A Rede-Franco brasileira tem origem em um Protocolo assinado pelos governos do Brasil e da França, em dezembro de 2008. O acordo prevê a cooperação no domínio do Ensino Profissional, com ênfase no desenvolvimento da Indústria Aeronáutica; Indústria Automotiva; Indústria Eletrônica; Saúde Pública e Assistência Social e Turismo, Hotelaria e Gastronomia. O documento ainda prevê a realização de seminários temáticos alternadamente no Brasil e na França, entre outras ações.

Estiveram presentes na assinatura do primeiro Programa Executivo de Trabalho da Rede Franco Brasileira de Educação Profissional o secretário substituto de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Getúlio Marques Ferreira; o representante da Diretoria das Relações Européias e Internacionais e da Cooperação,  Marc Rolland e o representante da  Diretoria Geral de Ensino Escolar do Ministério da Educação Nacional da França, Renaud Rhim.

Participação do IFPR

O IFPR foi um dos selecionados pela Chamada Pública realizada em abril deste ano para atuar como coordenador técnico responsável por projetos de cooperação entre os Liceus franceses e os institutos federais brasileiros. Além do Paraná, os institutos federais  do Rio de Janeiro (IFRJ) e o de Tocantis (IFTO) foram selecionados  na área de Saúde Pública e Assistência Social.

A partir de agora, os três IF´s vão atuar em conjunto com os Liceus parceiros: Lycée Valentine Tabbé (Academie de Lille) e Lycée Louise Michel (Academie Creteil). A Professora Neusa Rosa Nery Moro participou das visitas apresentando as ações possíveis entre as Instituições parceiras e o contexto  atual do IFPR.

“O estabelecimento desta parceria possibilitará melhorar o conhecimento mútuo das boas práticas em cada país e, com temas prospectivos, explorar novas pistas de cooperação mútua”, explicou.

A proposta para a área de Saúde Pública e Assistência Social prevê a troca de modelos de convênios, projetos pedagógicos, estrutura, modelos de estágios, formas de avaliação, matrizes curriculares, desenvolvimento de práticas interdisciplinares, verticalização do ensino, intercâmbios, e outras atividades de cultura, humanidades, linguagem e solidariedade que envolvem o mundo do trabalho e o propósito do ensino.

“A cooperação proporcionará uma imersão dos professores e alunos de ambos os países para a familiarização dos sistemas de ensino, pesquisa e extensão nos diferentes níveis de educação”, completou Neuza Nery.