Codir ocorre em Cascavel e encerra-se com pedido de patente interinstitucional – Instituto Federal do Paraná

Codir ocorre em Cascavel e encerra-se com pedido de patente interinstitucional

Na terça-feira (12), foi realizada em Cascavel, a reunião ordinária do Conselho de Dirigentes (Codir) do IFPR. Com pauta diversificada, 23 diretores junto à reitoria definiram questões levantadas pelas pró-reitorias e pelos campi.

O Gabinete do reitor apresentou o calendário de reuniões ordinárias para 2018, publicizou uma recomendação do Ministério Público Federal para que os dirigentes adotem critérios mais rigorosos na promoção de eventos com conteúdos de potencial discriminatório, promoveu a eleição dos representantes dos diretores de Ensino no Conselho de Ensino e Pesquisa e dos diretores de Planejamento e Administração do Conselho de Administração e Planejamento e comentou sobre o programa de ambientação, que acolherá os novos servidores do IFPR neste semestre. A Coordenadoria-geral de Comunicação esteve em pauta explanando a portaria da Rede de Comunicadores e as novas políticas do setor relacionadas a marcas e imprensa.

Em seguida a Pró-Reitoria de Ensino comentou sobre os novos fluxos de oferta de cursos, da regulamentação das atividades de docente e concluiu com a indicação de servidores pesquisadores a respeito do tema para compor uma Comissão para discussão curricular: participarão os diretores-gerais dos campi Assis Chateaubriand, Curitiba, Ivaiporã, Telêmaco Borba e Jacarezinho e os diretores de ensino dos campi Cascavel, Palmas, Londrina, Foz do Iguaçu e Campo Largo.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional comentou que o Centro de Línguas do IFPR está em andamento e que haverá um encontro dos professores de línguas estrangeiras no VI Se²pin. Além disso, a Proplan expôs a execução orçamentária de 2017, o planejamento de 2018 e iniciou os trabalhos do PDI para o quadriênio 2019-2023. Ainda neste momento, o Conselho aprovou o regulamento sobre Governança e Gestão de Riscos.

O ponto mais discutido foi o organograma dos campi, que teve de ser revisto para alinhar as funções disponíveis nas unidades em consonância com as exigências do MEC. Agora a proposta aprovada segue para a reunião do Conselho Superior, a ser realizada dia 17 de outubro, em Curitiba.

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação explanou sobre a Editora do IFPR, a Fundação de Apoio, a resolução de carga horária TAE e regulamentos específicos, que serão encaminhados ao Consup. Além disso, atualizou como está o funcionamento do CEP e CEUA, dos eventos da pró-reitoria, comentou sobre os Núcleos de Artes e Cultura do IFPR (NAC) e finalizou sobre os novos gerenciamentos dos editais da unidade.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação ampliou o Comitê Gestor de Políticas Institucionais de TI e Comunicação, que agora conta com a participação dos diretores-gerais de Umuarama e Jaguariaíva.

A Diretoria de Educação a Distância esclareceu dúvidas e informou que o processo seletivo da modalidade será divulgado ainda esta semana.

O próximo Codir acontecerá no Campus Colombo. Acompanhe as informações na página do Conselho.

Lançamento de patente interinstitucional

O encontro foi concluído com a cerimônia de depósito de patente de produto desenvolvido pelo docente de Química do Campus Cascavel, Ricardo Sonsim de Oliveira, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Esta é a primeira patente do IFPR em parceria interinstitucional e a quarta depositada este ano. A ocasião contou com a presença de autoridades locais.

A patente “Bríquetes de lodo de esgoto sanitário estabilizado e aditivado”, é um combustível sólido, usado para a obtenção de energia térmica e elétrica a partir de um material residual. É ecologicamente correto, fonte renovável e sustentável de energia. De acordo com o professor, esse trabalho pode ser mais uma opção para o país desenvolver energia a partir de resíduos. “O Brasil deixa de economizar cerca de 21 bilhões de reais por ano por não aproveitar seus resíduos, essa é uma oportunidade de mudar esse dado”, finaliza.