Campus Foz abre a exposição “Os velhos Carnavais do Floresta Clube” – Instituto Federal do Paraná

Arte e Cultura

Campus Foz abre a exposição “Os velhos Carnavais do Floresta Clube”

A exposição fotográfica “Os velhos Carnavais do Floresta Clube”, organizada pelo Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi aberta nesta terça-feira (1) com a presença de alunos, professores, diretores e colaboradores da instituição.

As fotografias e materiais, que relembram os grandes bailes ficarão expostos no saguão principal do IFPR até quinta-feira e poderão ser visitadas das 14h às 21h. São mais de 300 imagens, todas recolhidas nas dependências do clube.

Durante os três dias os visitantes terão a oportunidade de participar da exposição identificando os personagens das fotografias e, ainda, registrando histórias curiosas vividas nos antigos carnavais.

A mostra faz parte do Projeto Ponto da Memória, coordenado pela professora de Geografia e História do IFPR, Roseli Bernardete Dahlem. Até o final de 2011 serão mais três exposições com os temas: Esporte, Festas Juninas e Bailes.

Ponto da Memória

Iniciado em outubro, o Ponto da Memória, visa resgatar a história do Floresta que, até pouco tempo, foi um dos clubes mais badalados de Foz do Iguaçu. “Manter a memória do Floresta foi um dos compromissos assumidos pelo IFPR ao receber o espaço da direção da Itaipu Binacional”, afirmou.

Com a ajuda de cinco estagiários dos cursos de Informática e Aquicultura, ela já recolheu, limpou e digitalizou mais de 8 mil imagens. Somente de carteirinhas de antigos sócios, são mais de 5 mil. O próximo passo será recuperar as fotografias.

O grupo buscará também recortes de jornais e reportagens televisivas para compor o acervo. Todo o material será mantido em um pequeno museu.

Doação

Pessoas interessadas em colaborar com o acervo do Clube poderão fazer doações de materiais, como camisetas, troféus, medalhas e fotografias. No caso das imagens, podem ser apenas emprestadas para digitalização.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.

Fonte: H2O o Portal das Cataratas

Assista a reportagem sobre o tema produzida pela RPC TV – Foz do Iguaçu: