Programa de qualificação de agentes públicos municipais será ampliado – Instituto Federal do Paraná

Curso de qualificação

Programa de qualificação de agentes públicos municipais será ampliado

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Governo do Estado irão ampliar o programa de qualificação de agentes públicos municipais. Atualmente, cerca de 13 mil servidores de mais 200 municípios estão matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do EAD/IFPR. A formatura da primeira turma, composta por 6.036, agentes públicos, está marcada para o dia 25 de maio.

O Programa é uma parceria entre o IFPR; Secretaria Estadual da Administração e Previdência (Seap); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Escola de Governo.

A ampliação do programa foi definida nesta quarta-feira (06), em uma reunião na Sedu. Estiverem presentes o reitor eleito do IFPR, Irineu Colombo; o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, além de representantes da Escola de Governo, Seap e IFPR.

Durante o encontro, ficou decidida a manutenção dos cursos que estão em desenvolvimento, a sua ampliação e ainda a oferta de novos cursos em nível técnico, superior e pós-graduação.

“Vamos dar continuidade a esse programa que tem tido uma demanda muito grande por parte dos servidores municipais e pretendemos expandi-lo, tanto na oferta de novos cursos como também na verticalização do ensino, com a abertura de turmas de pós-graduação”, destacou o secretário Cezar Silvestri.

“Vamos continuar e inovar. Uma das novidades será um curso específico para formar conselheiros do Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades). Formaremos esses agentes e depois pretendemos expandir para outras áreas como educação e saúde, pois a participação desses agentes nos conselhos é uma obrigatoriedade legal”, destacou.

De acordo com o secretário, o curso para formação de conselheiros atende a uma reivindicação vinda do próprio Conselho. “É uma solicitação do ConCidades, aceita pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e todos os representantes. Deveremos implementar já neste ano”, afirmou.

Outra novidade são os cursos de especialização em Gestão Pública. “Vamos promover a ampliação numérica, de gênero e especificações dos cursos. Em breve, vamos lançar oito cursos de especialização na área de gestão pública”, enfatizou o diretor de Ensino à Distância do IFPR, José Carlos Ciccarino.

Os alunos têm aulas presenciais virtuais. Telessalas são montadas nos municípios e os servidores se reúnem para participar da aula de capacitação. “É um sistema que deu muito certo e serve de exemplo para outros estados do país”, disse Ciccarino.

De acordo com o secretário Alípio Leal, a parceria entre as secretarias e o IFPR, para tratar das questões referentes à qualificação dos servidores públicos é de fundamental importância. Segundo ele, a oferta de cursos temáticos na área fará com que a qualidade dos serviços prestados aumente cada vez mais, “principalmente por aqueles que exercem ou passarão a exercer a função de conselheiros”.

Informações: Assessoria de Imprensa  – Sedu