IFPR firma acordo de cooperação com instituição chinesa – Instituto Federal do Paraná

IFPR firma acordo de cooperação com instituição chinesa

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Instituto de  Negócios e Tecnologia de Shandong  (SDIBT) firmaram nesta sexta-feira (15) um acordo de cooperação científica e tecnológica que possibilitará a troca de conhecimentos e o intercâmbio entre professores e alunos de ambas as instituições de ensino e pesquisa. O documento foi assinado pelo reitor do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo e pelo vice-reitor do SDIBT, Guo Jinchuang.

O acordo prevê a realização de eventos como conferências e seminários; a constituição de grupos de trabalho e programas comuns de curto, médio e longo prazos em diversas áreas acadêmicas; cursos de diferentes níveis e espécies para o corpo docente e discente; intercâmbio de informações bibliográficas (livros, revistas, jornais, periódicos, etc.) e ainda propõe facilidade para o acesso e pesquisa em arquivos, laboratórios e bibliotecas das respectivas instituições.

O reitor do IFPR, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, destacou a importância do acordo. “Ficamos muito satisfeitos com essa parceria, tendo em vista que ela poderá beneficiar ambas as instituições e aproximar as duas culturas, em um momento em que Brasil e China se destacam no cenário internacional como importantes atores da economia e geopolítica globais”, afirmou.

Segundo Guo Jinchuang, a visita ao Brasil tem o intuito de criar condições para que a China possa desenvolver ações com vistas à melhoria do nível educacional. “Por alguns anos, no que diz respeito à Educação, o país se preocupou bastante com a quantidade de pessoas sendo formadas; agora, os olhares se voltam à qualidade; é nesse sentido que acreditamos que as trocas com instituições estrangeiras podem contribuir muito para o nosso desenvolvimento”, disse.

“O momento é oportuno para abrir um importante canal de cooperação e intercâmbio com instituições deste país que hoje lidera a economia mundial e o desenvolvimento tecnológico aplicado aos processos industriais”, destacou, durante a reunião, o assessor de relações internacionais do IFPR, professor Antonio Carlos Gondim.

“Mais do que a troca de conhecimentos técnicos, científicos, esse tipo de parceria é fundamental para que alunos e professores possam mergulhar na cultura de um novo país, proporcionando uma formação integral da pessoa humana, ampliando e aprofundando visões de mundo”, ponderou o assessor especial do IFPR, professor Eden Januário Neto.

Uma das dificuldades para o intercâmbio é a diferença linguística. Mas isso poderá ser superado nos próximos anos, tendo em vista que o IFPR planeja criar um Centro de Línguas, visando ao Ensino de diversos idiomas. Os gestores do SDIBT também manifestaram interesse em enviar ao Brasil professores especializados no ensino do Mandarim para estrangeiros. Professores de português também poderiam ir à China para ensinar nosso idioma aos alunos e docentes do SDIBT.

Logo após a assinatura do termo, a delegação chinesa conheceu a estrutura do IFPR em Curitiba. A visita incluiu uma passagem pelo Núcleo de Educação à Distância (EAD/IFPR).

SDIBT
O Instituto de Negócios e Tecnologia de Shandong foi criado em 1985. É mantido pelo Governo Central e pelo Governo da Província de Shandong. Localizado na cidade de Yantai, conhecida como “a mais charmosa da China”, o SDIBT oferece cursos superiores nas áreas de Negócios, Administração e Comércio Exterior; Economia; Contabilidade; Direito;  Estatística; Informática; Computação e Engenharia Eletrônica. A instituição tem cerca de 18 mil alunos presenciais e 1200 professores.

Confira, a seguir, o nome dos integrantes da delegação chinesa que estão em visita ao Brasil:

Prof. Guo Jinchuang
Vice-Reitor do Instituto de Negócios e Tecnologia de Shandong – SDIBT
Dr. Cui Honghai
Diretor de Relações Internacionais – SDIBT
Prof. Mao Jianqi
Diretor da Cátedra de Economia– SDIBT
Profa. Sun Jinhong
Vice-Diretora da Faculdade de Administração e Engenharia – SDIBT
Profa. Wang Yanming
Diretora da Faculdade de Estatística – SDIBT

Leia, na íntegra, o acordo de cooperação.

Conheça a página do SDIBT