IFPR forma seis mil alunos em Curso Superior de Gestão Pública – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

IFPR forma seis mil alunos em Curso Superior de Gestão Pública

A partir desta quarta-feira (25) o Estado do Paraná poderá contar com a qualificação profissional de 6050 formandos do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Os formandos são servidores e agentes públicos atuantes nas redes federal, estadual e municipal do Paraná. O curso faz parte de um programa de qualificação de servidores realizado por meio de uma parceria entre prefeituras, o governo estadual e o IFPR.Os estudantes irão acompanhar a cerimônia de formatura nas telessalas montadas em 104 cidades onde o curso foi realizado. Além disso, 400 formandos dos pólos Jardim das Américas, Almirante Tamandaré, Pontal do Paraná, Matinhos e Rebouças acompanharão o evento diretamente no Central Hall (Rua João Negrão, 1140, Curitiba). Outra forma de prestigiar o evento será pela pela internet, a transmissão ocorrerá em tempo real e estará disponivel na página do Instituto em um link que será disponibilizado em breve.

O curso tecnólogo em Gestão Pública tem duração de 2 anos e meio. O estudante acompanha as aulas pelas telessalas e conta com o apoio de um tutor presencial e tutores online. Além disso, os alunos têm à disposição um telefone com discagem gratuita via 0800 para tirar dúvidas, fóruns de discussão pela internet e material didático elaborado pelos próprios professores do curso.

A demanda por conhecimentos específicos na área de Gestão Pública motivou a criação do curso. No ano passado, dois mil servidores concluíram o curso técnico em Gestão Pública pelo IFPR. O sucesso e a procura pelo curso técnico criaram as condições para a implantação do curso superior. Em 2010, cerca de 50 mil servidores do Paraná não tinham formação de nível superior, o que contribuiu para a consolidação do curso.

Uma segunda turma de tecnólogo em Gestão Pública já está em funcionamento. A conclusão está prevista para 2012. Além disso, uma parceria entre o IFPR, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) irá ofertar mais 30 mil, no próximo ano, vagas na área de Gestão Pública para servidores e agentes públicos de todo o Brasil.

Diversas autoridades estarão presentes na formatura, entre elas, o governador do Paraná, Beto Richa, o Secretário de Educação, Flávio Arns, o reitor em exercício do IFPR, Irineu Mario Colombo, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alipio Leal, a Gerente da Escola de Governo, Danielle Pizzato, o representante do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Pedra, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo Cantarelli e o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Mulinari.

Educação à Distância

A Educação à distância do Instituto Federal do Paraná funciona com um sistema via satélite com grande alcance para os pólos de aprendizagem. O estúdio fica localizado no campus Curitiba de onde parte o sinal para cerca de 20 mil alunos matriculados nos cursos à distância do IFPR. As dúvidas dos estudantes podem ser esclarecidas por um telefone 0800, durante ou após a aula, por uma linha direta e gratuita ou pela internet.

De acordo com dados do Ministério da Educação, em quatro anos o número de estudantes da educação a distância passou de 49 mil para 207 mil no Brasil. O crescimento é impulsionado pelo surgimento de novidades tecnológicas e pelo diploma ter a mesma validade de cursos presenciais.

Formatura do Curso Tecnólogo em Gestão Pública
Local: Central Hall – Rua João Negrão, 1140, Rebouças / Curitiba
Data: 25 de maio de 2011 (quarta-feira)