Integrantes do MST discutem parceria com o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Integrantes do MST discutem parceria com o IFPR

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estiveram reunidos nesta quinta-feira (2) com o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Mario Colombo. A atividade fez parte da Jornada de Lutas, que teve início em Curitiba na terça-feira (31) e segue até sexta (3). O objetivo principal do encontro, realizado na Reitoria do IFPR, foi reafirmar a parceria entre o Movimento e o Instituto, que tem resultado na oferta do curso técnico e tecnólogo em Agroecologia em alguns municípios do estado.

O reitor elencou os desafios da nova gestão do IFPR; demonstrou preocupação com a qualidade do Ensino e apontou para a possibilidade da oferta de novos cursos em parceria com o Movimento, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Via Campesina.

Aspectos pontuais da parceria também foram comentados, como o financiamento dos cursos e a possibilidade de abertura de novas turmas, além da criação de uma pós-graduação em Agroecologia,  com ênfase em Administração.

Um grupo de trabalho com profissionais do IFPR e representantes do MST deve ser criado. A ideia é desenvolver um projeto completo, que também levará em conta aspectos relacionados à assistência estudantil e ao financiamento do Ensino e da Pesquisa em Agroecologia. A coordenação deverá ficar por conta do Câmpus Campo Largo do IFPR.

Também participaram da reunião realizada nesta quinta-feira o deputado estadual Professor Lemos, o pró-reitor de Ensino do IFPR, Ezequiel Westphal, e os professores João Cláudio Madureira e Otávio Sampaio.