Publicado em
A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) do IFPR realizou, em setembro, o repasse financeiro de recursos aos campus que aderiram, em 2017, a oferta de cursos a distância via matriz orçamentária. Foram destinados aos campi Capanema, Coronel Vivida, Foz do Iguaçu, Jaguariaíva, Telêmaco Borba e Assis Chateaubriand mais de 190 mil reais.
A oferta de 2017 foi dos cursos técnicos subsequentes de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística, Meio ambiente, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Vendas. Até 2017, havia fomento específico do Ministério da Educação (MEC) com bolsas para a realização da oferta de cursos na modalidade de educação a distância. Portanto, a oferta utilizando força de trabalho própria dos campi, por meio de técnicos administrativos e professores, requereu uma nova organização e estrutura por parte da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) e dos campus que aceitaram este desafio. O repasse foi realizado neste momento em que, de fato, é possível identificar quantos estudantes ativos irão concluir o curso.
“Assumimos um compromisso com esses seis campus diante de muitas incertezas em relação ao novo cenário que se estabeleceu com a suspensão do fomento via programas como o Pronatec e Rede e-TEC. Estes programas atuavam estimulando o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância visando a democratizando da oferta e ampliação do acesso à educação profissional pública”, analisa Marcos Barbosa, diretor da DSEaD do IFPR/PR. “A oferta via matriz orçamentária, requer outra sistemática de trabalho, mas pudemos concluir com sucesso essa etapa”.
O repasse de recursos também ajudará essas seis unidades do IFPR no momento em que há bloqueio no orçamento das instituições federais de ensino.