Publicado em
Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro, os representantes dos gestores, professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e da sociedade civil que compõem o Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná (Consup) estiveram reunidos no Campus Curitiba. A reunião teve transmissão on-line e em tempo real.
A pauta da reunião iniciou com a homologação de duas resoluções ad referendum que tratavam do resultado da escolha dos representantes de egressos, da sociedade civil e do Ministério da Educação no Conselho Superior e da implantação do Centro de Referência IFPR Biopark em Toledo, vinculado ao Campus Assis Chateaubriand.
Saiba mais detalhes sobre o novo Centro de Referência do IFPR Biopark em Toledo
A aprovação da resolução que autoriza o Centro de Referência do IFPR em São José dos Pinhais também foi pauta de reunião. Desde o início do ano, os cursos de formação inicial e continuada de Massoterapia e Cuidador de Idosos são ofertados na unidade, por intermédio do Campus Curitiba.
No dia 17 de dezembro de 2019 termina o mandato dos conselheiros que representam as categorias docentes, técnicos administrativos em educação, diretores-gerais e pró-reitores no âmbito do Conselho Superior. Já o mandato dos conselheiros que representam os estudantes se encerra em 01 de janeiro de 2020. Diante da proximidade das datas, o conselheiro Marcelo Mazzeto emitiu parecer indicando a necessidade de constituição de uma Comissão Eleitoral para conduzir a eleição dos membros docentes e técnicos administrativos para o quadriênio 2020/2023 e dos membros discentes para biênio 2020/2021. O relato também orientou que o reitor, como presidente do Conselho Superior, tome as medidas necessárias para eleição dos representantes dos diretores-gerais e pró-reitores. Como não houve definição da comissão eleitoral durante a reunião do Conselho, sua composição se dará por meio de indicação do reitor, que preside o Consup.
A reunião aprovou a normatização dos Estágios, tanto obrigatório como não obrigatórios, no âmbito do Instituto Federal, com possibilidade de contrapartida financeira ou não. Também foi aprovada resolução que trata das relações entre IFPR e Fundações de Apoio.
O Calendário Acadêmico e Administrativo 2020 do foi tema de debate em pontos como: se cabe ao Consup a determinação de um calendário anual ou apenas de uma resolução que indicaria diretrizes; as necessidades locais de cada campus do IFPR para adequação dos calendários; a terminologia calendário acadêmico e administrativo versus calendário escolar e a importância de datas unificadas pela Reitoria a serem cumpridas em todo âmbito institucional. O relator Diego Zontini, visando atender ao pedido da conselheira Alessandra Mariquito, sugeriu a inclusão de item na resolução de que a Reitoria segue o calendário aprovado pelo Campus Curitiba, uma vez que se encontram no mesmo município, regulamentando feriados e recessos dos técnicos administrativos em educação que estão lotados nesta unidade. A partir da alteração, a minuta de resolução do calendário acadêmico e administrativo do IFPR para 2020 foi aprovada.
A oferta do curso de Especialização em Educação e Práticas de Ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental, do Campus Avançado Quedas do Iguaçu, também foi aprovada pelo Conselho Superior.
Os representantes do Conselho Superior, acatando o parecer do relator Marcelo Mazetto, encaminharam o processo sobre o tema para Comissão Permanente de Acompanhamento da Jornada Flexibilizada, objetivando que sejam anexadas informações quanto ao atendimento das recomendações da Controladoria-geral da União (CGU). Após prestação das informações, o processo pode retornar ao Conselho Superior.
A próxima reunião do Conselho Superior será realizada em 11 de dezembro.