Servidores participam de Curso de Formação de Avaliadores Rede Certific – Instituto Federal do Paraná

Curso de formação

Servidores participam de Curso de Formação de Avaliadores Rede Certific

Teve início nesta segunda-feira (04) o Curso de Formação de Equipes Multidisciplinares de Avaliadores no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Curitiba. O curso integra o Programa Qualifica Paraná, do Governo do Estado, e insere o IFPR na Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific). As reuniões se estendem até sexta-feira (08) e serão ministradas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de servidores do  IFPR, profissionais de outros institutos participam da formação, que está sendo promovida na Reitoria do IFPR.

A Rede Certific, através das ações do MEC e do Ministério do Trabalho, institui-se como uma política pública de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais e Formação Inicial e Continuada, aliada a elevação de escolaridade. O IFPR participará inicialmente na certificação de trabalhadores nas áreas da Construção Civil e Turismo e Hospitalidade, avaliando e aprimorando o perfil de cada trabalhador conforme as necessidades do mercado.

Confira abaixo o cronograma do Curso de Formação de Avaliadores da Rede Certific no IFPR:

Segunda-Feira (04/07)
08h – Credenciamento
09h – Palestra de abertura – Contextualização das Políticas da Educação Profissional e Tecnológica e da Rede Certific. (Prof.ª Simone (Diretora de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica) – SETEC/MEC / Mariângela Povoas (Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Políticas e Inovação) SETEC/MEC
10h30 – Concepções Pedagógicas – Aspectos históricos e filosóficos da Educação profissional e a gênese do perfil profissional do Programa de Eletroeletrônica. (Prof.º Humberto Hickel – IFSP)
Tarde
14h às 18h – Palestra: Avaliação Formativa. (Prof.º Casemiro José Mota – IFC)

Terça-Feira (05/07)
Manhã
9h – Palestra: Desenvolvimento Cognitivo do Adulto. (Prof.ª Mônica Montenegro – IFPB)
Tarde
14h às 18h – Palestra: Fluxograma Pedagógico da Rede Certific. (Mariângela Povoas – SETEC/MEC)

Quarta-Feira (06/07)
Manhã
9h – Etapas do Processo de Reconhecimento de Saberes e Preparação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional – Programa Pesca e Aquicultura – A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS CAMPOS CENTRO DO IFF. (Prof. Vicente de Paulo Santos de Oliveira – D. Sc. Engenharia Agrícola – IFF)
Tarde
14h às 18h – Palestra: PROEJAFIC. (Prof. Vânia Nobile – Coordenadora Geral de Avaliação e Monitoramento)

Quinta-Feira (07/07)
Manhã
9h às 10h30 – Palestras Por Perfil Profissional. Palestrantes: Comitê Técnico da Rede Certific (Turismo e Hospitalidade – Emanoelle N. F. Marcos; Pesca e Aquicultura – Vicente P. de Oliveira; Eletroeletrônica – Joabson N. de Carvalho e Construção Civil – Conceição de Maria C. Costa).
10h30 às 12h – Trabalho em grupo por perfil
14h às 18h – Apresentação dos Grupos