Publicado em
Nesta terça-feira (4), via videoconferência, foi realizada a primeira parte da Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR. Na ocasião, foram feitos informes referentes a diversos assuntos. A segunda parte da reunião será realizada na quarta (5).
O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcelo Estevam, falou sobre reunião do Conselho Editorial da Editora IFPR realizada em 29 de julho. Na reunião houve aprovação de obras e ainda lançamento de chamadas que terão prazos de submissão iniciando a partir de setembro. A Editora IFPR é o órgão responsável pelas publicações científicas e acadêmicas institucionais.
O pró-reitor também explicou sobre orientações para criação e manutenção de instalações animais nos campi. Diante da expansão do IFPR e na perspectiva da ampliação do número de atividades de ensino e pesquisa com uso de animais, foi publicada a Portaria nº 703, de 29 de julho de 2020, que estabelece os critérios para a criação, manutenção, suspensão temporária e extinção de instalações animais para realização de atividades de ensino e/ou de pesquisa científica no âmbito do IFPR.
O diretor executivo, Nelson de Castro Neto, fez uma fala sobre o panorama do Programa Novos Caminhos para o IFPR e explanou sobre o auxílio digital para o atendimento aos alunos sem conectividade.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Yamamoto, explicou sobre Grupo de Trabalho criado para capacitar coordenadores de cursos, efetuar simulação de avaliação e executar ações para melhoria de conceito referentes ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Paulo Yamamoto também comentou sobre criação de Grupo de Trabalho para lidar com o Escritório de Processos, com o objetivo de trabalhar todas as atividades por processos, enxergando o macroprocesso. Na mesma ocasião, Yamamoto falou sobre fundação de apoio ao IFPR.
O diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), Onivaldo Júnior, falou sobre três processos de compra da área de Tecnologia da Informação. Na mesma ocasião, o diretor falou sobre desenvolvimento de um sistema acadêmico próprio. “Em janeiro de 2021, possivelmente já teremos as primeiras telas do novo sistema”, comenta Onivaldo. Finalizando a pauta da Dtic, Onivaldo explicou sobre a migração dos sistemas para nuvem.
Dando continuidade à reunião, diretores falaram sobre a realização de avaliação institucional pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), procedimentos e encaminhamentos sobre disciplina de servidores e estudantes, critérios para a realização de estágio não obrigatório e nova versão do regimento disciplinar discente.
A reunião terá prosseguimento na quarta-feira (5).