Referência nacional, EaD IFPR oferta curso para gestores em parceria com o MEC – Instituto Federal do Paraná

EAD

Referência nacional, EaD IFPR oferta curso para gestores em parceria com o MEC

Teve início hoje (15) as aulas da segunda turma do curso de especialização para gestores da Educação Profissional dos sistemas estaduais de ensino. A abertura do curso ocorreu no Hotel Master Express, em Curitiba, e teve participação de cerca de 50 professores e gestores das escolas técnicas estaduais financiadas pelo Programa Brasil Profissionalizado.

O curso, semipresencial, é oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e o Instituto Federal do Paraná, setor de Educação à Distância (IFPR/EaD).

O curso, com duração de 360 horas/aulas ao longo de um ano, conta com quatro encontros presenciais, o primeiro ocorre ao longo desta semana. Educação profissional, mundo do trabalho, administração pública, pedagogia, serão alguns temas abordados até julho de 2012. A meta é chegar a 400 profissionais formados.

“Esse curso faz parte de um plano de formação para professores da rede tecnológica, uma vez que as redes estaduais de educação permitem o apoio federal na especialização desta área. A nossa intenção é tornar o IFPR uma referência na área da gestão pública de ensino”, afirma o coordenador do Programa Brasil Profissionalizado do MEC, Marcelo Camilo Pedra.

A mesa diretiva foi formada pelo coordenador de Pós-Graduação do IFPR, professor Frederico Fonseca da Silva, representando o reitor Irineu Mario Colombo; pelo coordenador geral de projetos de fortalecimento do MEC, Marcelo Camilo Pedra; pelo diretor geral de Educação à Distância do IFPR, José Carlos Ciccarino e pela diretora de Ensino do setor de Educação à Distância do IFPR, Mércia Freire Machado.

EaD

O EAD/IFPR está presente em mais de 250 municípios do Paraná, além de possuir salas de apoio presencial em todos os estados da federação, com cerca de 20 mil anos. O EaD utiliza um sistema via satélite com alcance ilimitado do sinal para os pólos de aprendizagem.

O diferencial da metodologia usada pelo IFPR é a ampliação do acesso à educação, a redução de custos, o aumento da interatividade aluno/professor e a integração entre todos os Estados do Brasil. Um exemplo é a oferta do curso de Pesca e Aquicultura para todo o país e a capacitação de servidores em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ou ainda cursos em parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS).