Mulheres e jovens são maioria nos cursos técnicos de Pesca e Aquicultura – Instituto Federal do Paraná

Curso Técnico

Mulheres e jovens são maioria nos cursos técnicos de Pesca e Aquicultura

Mais da metade dos 2 mil alunos dos cursos técnicos de Pesca e Aquicultura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) são mulheres, 67% e 58% respectivamente, de acordo com a pesquisa desenvolvida pelo IFPR por meio do núcleo de Educação a Distância (EaD). A pesquisa também revela que aproximadamente 35% dos estudantes são jovens com menos de 25 anos. Os dois cursos são ministrados na modalidade a distância e atingem comunidades de pescadores em 50 municípios brasileiros.

Esses dados foram apresentados à Erika Picinin Fernandez, assessora técnica do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que esteve visitando esta semana as instalações do EaD, em Curitiba. O professor Otávio Bezerra Sampaio, coordenador do projeto dos dois cursos, recebeu com satisfação os números da pesquisa que revelam o grande interesse dos jovens e mulheres na profissionalização e no crescimento da atividade pesqueira. “Isto mostra que esta atividade está em crescimento”, disse o coordenador. Para Sampaio, as propostas dos cursos contemplam a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e segurança alimentar. “Creio que esses jovens e mulheres serão instrumentos para o desenvolvimento de suas comunidades, geralmente carentes, com a própria qualificação profissional e conseqüente elevação do nível de escolaridade”, disse o coordenador. Sampaio lembra que a pesquisa também aponta que cerca de 77% dos pais dos alunos possuem nenhuma escolaridade ou no máximo concluíram o ensino fundamental.

De acordo com Erika Picinin, o Ministério da Pesca e Aquicultura está desenvolvendo outras políticas de educação (Pescando Letras, Proeja e mini-bibliotecas) para melhorar o nível de escolaridade das famílias de pescadores, em paralelo com outras ações que envolvem também a inclusão digital por meio dos telecentros Maré – 331 espalhados pelo Brasil. “Os telecentros são ferramentas preciosas para a inclusão das famílias dos pecadores no processo educativo”, disse a assessora do MPA. “Nossos estudantes têm acesso gratuito ao ensino e recebem uma assistência estudantil de R$ 55 por mês, durante os 20 meses do curso”, acrescentou Adnilra Sandeski, coordenadora do curso técnico em Aquicultura.

“O setor pesqueiro carece de profissionais qualificados para o aproveitamento dessas potencialidades e desenvolvimento do setor. Para isso, estamos investindo nessas famílias, que soma mais de 1 milhão,e que já têm o sustento e renda obtido na pesca, porém de forma artesanal”, informou Otávio Bezerra.

Iguape

Bezerra explicou que os cursos são teóricos e práticos, com 720 horas dedicadas à prática profissional. “Em menos de um ano de funcionamento dos cursos, nossos estudantes já apresentam várias práticas profissionais de sucesso, a exemplo de Iguape (SP). Lá, os estudantes elaboraram um projeto para o setor pesqueiro, no valor de R$ 30 mil, e encaminharam para o MPA, que se mostrou interessado e está procurando meios para financiá-lo”, comentou Bezerra. “Outro exemplo é Maraú (BA), onde os estudantes desenvolveram com êxito um defumador artificial para pescados, com os próprios recursos deles”, disse o professor.

Dados das potencialidades do setor pesqueiro no Brasil

8.500 km de costa (orla marítima)

10 milhões de hectares de lâmina de águas continentais (rios, lagos, açudes, represas, etc)

Clima favorável