Curso Gestão de Direção e de Produtos em Economia Solidária forma turma em Fazenda Rio Grande – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Na última sexta-feira (16), foi realizada a formatura da primeira turma do curso de qualificação profissional “Gestão de Direção e de Produtos em Economia Solidária” em Fazenda Rio Grande. A solenidade foi realizada na Agência do Trabalhador do município, local que também sediou as aulas do projeto. A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, professor Luiz Gonzaga, do Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do IFPR, Marcelo Rodrigues da Silva e do prefeito municipal, Francisco Luiz dos Santos.Na última sexta-feira (16), foi realizada a formatura da primeira turma do curso de qualificação profissional “Gestão de Direção e de Produtos em Economia Solidária” em Fazenda Rio Grande. A solenidade foi realizada na Agência do Trabalhador do município, local que também sediou as aulas do projeto. A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Curitiba, professor Luiz Gonzaga, do Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do IFPR, Marcelo Rodrigues da Silva e do prefeito municipal, Francisco Luiz dos Santos.

O curso “Gestão de Direção e de Produtos em Economia Solidária”é uma das ações do Plano Territorial de Qualificação dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Planteq), programa do Governo do Estado realizado em parceria com o IFPR. O projeto tem como objetivo construir um plano de formação profissional que dialogue com a realidade local e que supra as carências de capacitação técnica, inicialmente na área de economia solidária. Além de Fazenda Rio Grande, outros 15 municípios paranaenses serão beneficiados com a realização do curso. Em todos eles, o IFPR, através de seus câmpus, atuará como executor, produzindo o material didático e disponibilizando professores.

Sobre o curso

A primeira turma foi composta por 16 estudantes, todos moradores de Fazenda Rio Grande. O curso iniciou em julho de 2011 e teve como objetivo preparar os estudantes para a criação e a gestão de empreendimentos solidários. “Os estudantes tiveram noções de como montar seus próprios negócios, a andar com as próprias pernas. Alguns deles até já começaram a trabalhar”, relata Marli Becker, funcionária do Câmpus Curitiba e ministrante das aulas.