Comitiva do IFPR se reúne com bancada paranaense – Instituto Federal do Paraná

Comitiva do IFPR se reúne com bancada paranaense

O reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Irineu Colombo, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (19), com a bancada paranaense, em Brasília. Após apresentar a infraestrutura do Instituto aos 22 deputados presentes, Colombo dialogou sobre os cursos e as demandas locais. O reitor destacou o investimento realizado em cada uma das 14 unidades existentes e as que fazem parte da nova etapa de expansão e também debateu com os parlamentares as necessidades de cada região do estado.

Segundo Colombo, que participou da primeira reunião com a bancada como reitor do Instituto, são necessários R$ 90,7 milhões no próximo ano para consolidar a infraestrutura dos câmpus. O reitor enfatizou junto aos parlamentares a necessidade de liberação imediata de R$ 15 milhões previstos no Orçamento de 2011.

Avaliação do encontro

Na análise da comitiva do IFPR que esteve em Brasília, a reunião foi uma das melhores já realizadas. A bancada paranaense compreendeu as demandas da instituição e estão empenhados em contribuir com o Instituto e sua missão de valorizar a educação profissional e tecnológica.

A comitiva foi composta pela professora Mara Christina Vilas Boas, chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Carlos Ciccarino, diretor geral do EAD-IFPR, Pedro Pacheco, assessor de Políticas Institucionais do IFPR e professor Carlos Alberto de Ávila, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

“Os deputados permaneceram atentos à exposição dos dados e posteriormente debateram identificando novas demandas de cursos visando a qualificação dos trabalhadores nos municípios, de acordo com as necessidades locais, assim como indicando novas unidades e a necessidade de ampliação e de mais investimentos para a educação profissional e tecnológica”, analisou Pacheco.

Além da expansão para os municípios de Pitanga, União da Vitória, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva; e a consolidação em Cascavel, também foram anunciadas as unidades descentralizadas que atuarão, prioritariamente, com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) e cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio nos territórios da cidadania. Os territórios são regiões formadas por um conjunto de municípios com a mesma característica econômica e ambiental, identidade e coesão social, cultural e geográfica. No Paraná são quatro: Cantuquiriguaçu; Norte Pioneiro; Paraná Centro e Vale do Ribeira.