Políticas de inclusão são tema de evento no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Políticas de inclusão são tema de evento no IFPR

Teve início a manhã desta terça-feira (29), no Câmpus Umuarama, o I Seminário de Políticas de Inclusão do IFPR e Encontro Estadual do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais (Napne-PR). O evento, que termina nesta quarta (30), conta com representantes da UTFPR, IFPR, UFPR e Secretaria Estadual do Trabalho. A ideia é dividir experiências sobre acessibilidade, políticas de inclusão, tecnologia assistiva e ações de implantação dos Napnes.

O Seminário começou com as saudações do professor Paulo Yamamoto, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) e Cristiane Ribeiro da Silva, diretora de Extensão e Políticas de Inclusão. Em seguida, foi realizada a palestra do professor Juarez Pontes, do IFSC, sobre “A Política de Educação Inclusiva para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”.

À tarde, a programação do evento reinicia com as considerações do reitor Irineu Colombo sobre a Política de Educação Inclusiva para a Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida, serão apresentadas experiências de inclusão nos postos de trabalho e apresentação de programas governamentais para pessoas com deficiência.

Umuarama sedia outros eventos do Instituto

Outros cinco eventos estão sendo realizados simultaneamente no Câmpus Umuarama. A abertura dos eventos foi conjunta e contou com a presença do reitor, Irineu Colombo, e do diretor do Câmpus Umuarama, Vicente Sandeski, que fez questão de apresentar toda a equipe que atua na unidade. Após a execução no hino nacional em Libras, o público assistiu a apresentação do Coral Luz Interior, mantido pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais. O grupo trouxe em seu repertório canções populares e natalinas, que alegraram os representantes dos 14 câmpus do IFPR.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) realiza o III Encontro de Formação sobre Organização do Trabalho Pedagógico. Na manhã desta terça, o principal assunto tratado pelos diretores de Ensino e representantes das equipes pedagógicas das unidades do IFPR foi a construção coletiva do Projeto Político Institucional (PPI), a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos que estão em processo de elaboração nos campus.

Já a Progepe reúne os representantes dos câmpus e da Reitoria para trocar informações e debater ações relacionadas à Gestão de Pessoas. Os dirigentes dos câmpus e da Reitoria também se encontram no Conselho de Dirigentes (Codir) e está sendo realizada a I Reunião Técnica dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Dentre os temas debatidos nas palestras e oficinas do evento estão o papel, a importância e a legislação dos NITs, propriedade intelectual, empreendedorismo, entre outros.

As fotos de todos esses eventos estão sendo disponibilizadas no álbum do IFPR no Facebook.