Sinalário Libras – Instituto Federal do Paraná

Sinalário Libras

Atualizado em

Copiado!
A imagem mostra um fundo azul escuro com o título “Sinalário conceitual de Libras” escrito em branco em destaque. Na parte inferior direita, aparece o logotipo do Instituto Federal do Paraná, também em branco, com o nome completo da instituição e a palavra “Paraná” em destaque, sendo esta a cor do fundo do layout dos vídeos.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) disponibiliza um Sinalário Libras como ferramenta para um consenso de sinais usados na comunidade acadêmica e estudantes surdos. Essa iniciativa visa promover o acesso comunicacional e o desenvolvimento dos estudantes, em conformidade com a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão.

O que é

Trata-se de um repositório digital que reúne um conjunto de vídeos conceituais com o objetivo de promover o significado de palavras e expressões utilizadas no cotidiano acadêmico do IFPR, por meio da Libras. Os vídeos demonstram os sinais de forma clara e objetiva, acompanhados de explicações textuais sobre os conceitos correspondentes.

Como está Organizado

O Sinalário Libras IFPR está organizado em forma de vídeos (sinais – conceitos) disponibilizados em uma playlist exclusiva no canal Conexão IFPR, no YouTube. Essa plataforma permite que estudantes, servidores e demais interessados acessem os vídeos a qualquer momento e lugar.

Saiba mais

Por que o IFPR investe em um Sinalário Libras?

O IFPR em seu programa de inclusão contempla sujeitos Surdos usuários de Libras. No Brasil, conforme a lei 10436, a Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. Por esse motivo e com o objetivo de promover a melhoria da acessibilidade comunicacional para Surdos, criou-se o Sinalário em Libras.

Comprometido com a diversidade e a inclusão, busca-se oferecer um ambiente de aprendizagem acessível a todos os seus estudantes. O Sinalário Libras é um importante passo nessa direção, ao proporcionar aos estudantes surdos:

  • Maior autonomia: Ao dominar as terminologias em Libras, os estudantes podem participar ativamente das aulas e atividades acadêmicas.
  • Ampliação do vocabulário: O contato com novos sinais e conceitos contribui para o desenvolvimento da expressão e da comunicação dos estudantes surdos dentro do IFPR com outros estudantes, servidores e demais interessados.
  • Fortalecimento da identidade surda: O uso da Libras valoriza a cultura surda e contribui para a construção de uma identidade linguística e cultural acadêmica mais forte.

O Sinalário Libras IFPR é um recurso impar para a comunidade acadêmica, especificamente para os estudantes surdos. Ao investir nessa ferramenta, o IFPR reafirma seu compromisso com o acesso, permanência, êxito e a qualidade do ensino.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.