Inep seleciona docentes para atuarem como elaboradores e revisores de itens para o Enem – Instituto Federal do Paraná

edital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está com chamada pública aberta para seleção e credenciamento de elaboradores e revisores de itens para o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI), órgão que fornece insumos para a elaboração das diversas avaliações e provas promovidas pelo Inep. A chamada, regida pelo edital 121, seleciona professores interessados em atuar como elaboradores e revisores de itens para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A seleção é destinada aos docentes ativos e inativos do ensino público, básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital e federal. As áreas de conhecimento desta seleção e formação necessárias estão descritas no item 4 e no Anexo I do edital.

Os selecionados serão classificados e participarão de capacitações presenciais ou à distância, etapa indispensável para o credenciamento. Caso venham a ser chamados para a elaboração ou revisão de itens, receberão remuneração via Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

Os professores interessados em participar devem realizar a inscrição até o dia 22 de agosto, pelo site http://bni.inep.gov.br/inscricao. No ato da inscrição, o docente precisará comprovar sua formação acadêmica e trajetória profissional, documentação que será usada posteriormente para classificação dos candidatos.

A seleção e credenciamento de docentes terá validade de de dois anos após a publicação do resultado final, prevista para o mês de dezembro de 2024.

Todas as informações sobre a chamada podem ser conferidas no edital 121 e na página de inscrições no BNI.